Repository logo
 
Publication

Supervisão das interacções educador-criança:que relevância na prática pedagógica?

dc.contributor.authorCalheiros, Maria José
dc.contributor.authorSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.date.accessioned2011-04-22T20:53:40Z
dc.date.available2011-04-22T20:53:40Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste estudo pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Um estudo que procura saber como a prática e a sua supervisão contribuem para o desenvolvimento profissional das estagiárias. O objectivo deste estudo é identificar estratégias de supervisão que visem melhorar as interacções educador-criança. Trata-se de um estudo de caso, focado num processo de intervenção supervisiva com objectivos de produzir a mudança, de construir a diferença. Um processo assente na construção da qualidade no campo da supervisão da prática pedagógica na formação inicial, utilizando como um dos instrumentos a Escala de Observação de Empenhamento do Adulto (Pascal & Bertram, 1999), para além dos dados recolhidos através de uma observação participante, natural, numa combinação de metodologias quantitativa-qualitativa com vista a captar a essência do fenómeno educativo. Desenvolveu-se em duas salas de um jardim-de-infância da rede pública em meio rural, com quarenta e quatro crianças, duas educadoras de infância e quatro estagiárias do 4º ano do Curso de Educação de Infância. Dos resultados obtidos concluímos que os instrumentos utilizados, privilegiando a focagem nos processos de interacção educador-criança, podem constituir-se também enquanto estratégias supervisivas, promotoras da melhoria da qualidade da acção educativa. O processo de mudança resultante desta supervisão parece contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de educadoras e estagiárias. Considera-se, assim, que o presente estudo poderá tornar-se um instrumento de reflexão, para todos os agentes envolvidos na formação inicial de educadores.Abstract This study aims to describe an enhancement process in the field of pedagogical practice supervision, identifying interaction as the key element in the child learning and development process. It seeks to understand how practice and its supervision contribute to the student’s professional development. The primary goal is to identify supervision strategies concerning teacher-child interactions. This is a case study, focusing on a supervision intervention process. The methodology included the use of the Adult Engagement Scale (Pascal & Bertram, 1999) and data collected through participant and natural observation combining quantitative and qualitative methodologies in order to capture the essence of the educational phenomenon. The case study was developed in two classrooms of a public preschool in a rural area, with forty-four children, two preschool teachers and four trainees of the Early Childhood Education Course. By focusing essentially on the teacher-child interaction we can conclude that the instruments used in this study can constitute good supervision strategies promoting the improvement of the quality of educational action. The changing process resulting from this supervision methodology seemed to have contributed to the personal and professional development of both teachers and students. Therefore, this study may be a contribution to those involved in the initial training of educators.por
dc.identifier.citationCalheiros, Maria José& Sónia Raquel Seixas (2010). Supervisão das interacções educador-criança:que relevância na prática pedagógica?. Revista Interacções,14(9),185-215por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/431
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/N9%20-%20Calheiros%20&%20Seixas.pdfpor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectInteracções educador-criançapor
dc.subjectEstratégias de supervisãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSupervisionpor
dc.subjectPedagogical practicepor
dc.subjectTeacher-child interactionspor
dc.subjectSupervision strategiespor
dc.subjectQualitypor
dc.titleSupervisão das interacções educador-criança:que relevância na prática pedagógica?por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage215p.por
oaire.citation.startPage185p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
person.familyNameSeixas
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id2716-DC5E-B59D
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicatione217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
N9 - Calheiros & Seixas.pdf
Size:
931.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: