Publication
Supervisão das interacções educador-criança:que relevância na prática pedagógica?
dc.contributor.author | Calheiros, Maria José | |
dc.contributor.author | Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz | |
dc.date.accessioned | 2011-04-22T20:53:40Z | |
dc.date.available | 2011-04-22T20:53:40Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Este estudo pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Um estudo que procura saber como a prática e a sua supervisão contribuem para o desenvolvimento profissional das estagiárias. O objectivo deste estudo é identificar estratégias de supervisão que visem melhorar as interacções educador-criança. Trata-se de um estudo de caso, focado num processo de intervenção supervisiva com objectivos de produzir a mudança, de construir a diferença. Um processo assente na construção da qualidade no campo da supervisão da prática pedagógica na formação inicial, utilizando como um dos instrumentos a Escala de Observação de Empenhamento do Adulto (Pascal & Bertram, 1999), para além dos dados recolhidos através de uma observação participante, natural, numa combinação de metodologias quantitativa-qualitativa com vista a captar a essência do fenómeno educativo. Desenvolveu-se em duas salas de um jardim-de-infância da rede pública em meio rural, com quarenta e quatro crianças, duas educadoras de infância e quatro estagiárias do 4º ano do Curso de Educação de Infância. Dos resultados obtidos concluímos que os instrumentos utilizados, privilegiando a focagem nos processos de interacção educador-criança, podem constituir-se também enquanto estratégias supervisivas, promotoras da melhoria da qualidade da acção educativa. O processo de mudança resultante desta supervisão parece contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de educadoras e estagiárias. Considera-se, assim, que o presente estudo poderá tornar-se um instrumento de reflexão, para todos os agentes envolvidos na formação inicial de educadores.Abstract This study aims to describe an enhancement process in the field of pedagogical practice supervision, identifying interaction as the key element in the child learning and development process. It seeks to understand how practice and its supervision contribute to the student’s professional development. The primary goal is to identify supervision strategies concerning teacher-child interactions. This is a case study, focusing on a supervision intervention process. The methodology included the use of the Adult Engagement Scale (Pascal & Bertram, 1999) and data collected through participant and natural observation combining quantitative and qualitative methodologies in order to capture the essence of the educational phenomenon. The case study was developed in two classrooms of a public preschool in a rural area, with forty-four children, two preschool teachers and four trainees of the Early Childhood Education Course. By focusing essentially on the teacher-child interaction we can conclude that the instruments used in this study can constitute good supervision strategies promoting the improvement of the quality of educational action. The changing process resulting from this supervision methodology seemed to have contributed to the personal and professional development of both teachers and students. Therefore, this study may be a contribution to those involved in the initial training of educators. | por |
dc.identifier.citation | Calheiros, Maria José& Sónia Raquel Seixas (2010). Supervisão das interacções educador-criança:que relevância na prática pedagógica?. Revista Interacções,14(9),185-215 | por |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/431 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação | por |
dc.relation.publisherversion | http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/N9%20-%20Calheiros%20&%20Seixas.pdf | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Interacções educador-criança | por |
dc.subject | Estratégias de supervisão | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Supervision | por |
dc.subject | Pedagogical practice | por |
dc.subject | Teacher-child interactions | por |
dc.subject | Supervision strategies | por |
dc.subject | Quality | por |
dc.title | Supervisão das interacções educador-criança:que relevância na prática pedagógica? | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | por |
oaire.citation.endPage | 215p. | por |
oaire.citation.startPage | 185p. | por |
oaire.citation.title | Revista Interacções | por |
person.familyName | Seixas | |
person.givenName | Sónia | |
person.identifier.ciencia-id | 2716-DC5E-B59D | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | e217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6 |