Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento e validação do sistema de observação do clima de aula, em aulas de grupo de fitness: aplicação piloto em idosos

dc.contributor.advisorSimões, Vera
dc.contributor.advisorFranco, Susana
dc.contributor.authorDias, Isabel Margarida Ferreira
dc.date.accessioned2016-08-16T10:33:57Z
dc.date.available2016-08-16T10:33:57Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação com vista na obtenção no grau de mestre em Atividade Física em Populações Especiaispt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal objetivo desenvolver e validar um Sistema de Observação do Clima de Aula em Aulas de Grupo de Fitness (SOCA-AGF), bem como realizar uma aplicação piloto do mesmo. Para esta aplicação piloto foi utilizada uma amostra de 6 instrutoras de 2 atividades (hidroginástica e localizada), em população idosa, para testar a funcionalidade do instrumento. Verificou-se que o SOCA-AGF, constituído por duas dimensões, 39 categorias e 8 subcategorias, apresentou fiabilidade e validade. Os resultados obtidos indicam que o comportamento observável dos instrutores, em aulas de grupo, poderá ser codificado recorrendo a este instrumento. Concluiu-se que o SOCA-AGF regista aspetos fundamentais do comportamento que influencia o clima de aula dos instrutores de fitness em aulas de grupo e, como tal, poderá ser utilizado para estudar aspetos relevantes no âmbito do comportamento que influencia o clima de aula em diferentes atividades de grupo no contexto do fitness e em diferentes tipos de população.pt_PT
dc.description.abstractThe main target of this study was to develop and validate an observation system of the environment in fitness group classes (SOCA-AGF) as well as to carry out a pilot implementation. To implement this application we used a sample of 6 instructors from 2 activities (aquafitness and resistant training) with elderly people to test the functionality of the instrument. We saw that the SOCA-AGF, composed by 2 dimensions, 39 categories and 8 subcategories presented reliability and validity. The results indicate that the observables behaviors of the instructors, in group classes can be codified by using this instrument. We concluded that the SOCA-AGF shows fundamental behavior aspects that influence the environment of the fitness instructor in group classes. This way, it can be used to study relevant aspects of the behavior that influence the class environment in different group activities, in the context of fitness and on different types of population.pt_PT
dc.identifier.tid201037165
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1546
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectobservaçãopt_PT
dc.subjectcomportamento do instrutorpt_PT
dc.subjectclima de aulapt_PT
dc.subjectfitnesspt_PT
dc.subjectobservationpt_PT
dc.subjectinstructor behaviorpt_PT
dc.subjectclass environmentpt_PT
dc.subjectfitnesspt_PT
dc.titleDesenvolvimento e validação do sistema de observação do clima de aula, em aulas de grupo de fitness: aplicação piloto em idosospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Desporto de Rio Maiorpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação mestrado_Isabel Dias.pdf
Size:
877.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: