Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da Coordenação Pedagógica na constituição do currículo integrado no curso Técnico em Administração no Proeja no Instituto Federal de Brasília

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Por meio de conversas com o coordenador de curso e alguns professores que atuam no curso Técnico em Administração do PROEJA, identificou-se a necessidade de se fortalecer o movimento práxico da integração curricular entre as disciplinas no PROEJA. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar os pressupostos práxicos da realidade escolar na qual estão inseridos, analisando de forma mais aprofundada como, de fato, tem se efetivado essa integração entre formação geral e profissional, considerando a ação dos Coordenadores Pedagógicos (CDPD) para sua implementação. Esse é o desafio da minha pesquisa, investigando o papel do CDPD na implementação do currículo integrado no PROEJA, sendo a integração curricular o problema da minha pesquisa. Para atingir tais objetivos, é seguida uma abordagem qualitativa e a estratégia de investigação será um estudo de caso no Curso Técnico em Administração do PROEJA. Os instrumentos de coleta de dados serão: análise documental e entrevista semi-estruturada com a Coordenação Pedagógica, os docentes do PROEJA e a Coordenação de Curso. A análise dos dados coletados será por meio de análise de conteúdos.Os resultados da pesquisa contribuem com a proposta de uma política inclusiva e emancipatória para estudantes jovens e adultos, envolvendo a Coordenação Pedagógica na organização, no planejamento e na reflexão constante de suas ações na consolidação desse projeto educacional. Logo, esses resultados podem melhorar a qualidade da educação básica da formação profissional no curso Técnico em Administração do PROEJA, tendo em vista a formação integral dos sujeitos coletivos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possuem um ritmo de estudos diferenciado, sendo relevante investigar os aspectos que influenciam a articulação de suas ações na concepção do movimento práxico do currículo integrado do PROEJA em Administração, identificando as forças práxicas que se materializam na integração curricular. Conclui-se que é importante que todos os protagonistas que atuam no curso do PROEJA compreendam a missão do IFB, entendam a concepção de integração, o itinerário formativo do curso e o propósito da oferta integrada que considere as especificidades dos sujeitos sociais coletivos da EJA. Desse modo, almeja-se, por meio deste estudo, expandir os conhecimentos sobre as ações implementadas e a implementar pela Coordenação Pedagógica no Curso Técnico em Administração/PROEJA sobre a integração curricular, com vista à promoção e ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dessa modalidade de ensino.
Through conversations with the course coordinator and some professors who work in the Technical Administration course at PROEJA, it was identified the need to strengthen the practi cal movement of curricular integration between the disciplines in PROEJA. Therefore, the objec-tive of this research is to investigate the practical assumptions of the school reality in which they are inserted, analyzing in more depth how, in fact, this integration between general and professional training has been effected, considering the action of the Pedagogical Coordina-tors (CDPD) for its implementation, this is the challenge of my research, investigating the role of the CDPD in the implementation of the integrated curriculum in PROEJA, with curricular integration being the problem of my research. To achieve these objectives, the chosen ap-proach will be qualitative and the investigation strategy will be a case study in the Technical Course in Administration of PROEJA. The data collection instruments will be: documental analysis and semi-structured interview with the Pedagogical Coordination, PROEJA Teachers and PROEJA Course Coordination. The analysis of the data collected will be through content analysis.The results of this research contribute to the proposal of an inclusive and emancipatory policy for young and adult students, involving the pedagogical coordination on organization, plan-ning and constant reflection of their actions in the consolidation of this educational project. Therefore, these results can improve the quality of basic education of professional training in the Technical course in Administration of PROEJA, in view of the integral formation of the collec-tive subjects of Youth and Adult Education (EJA) who have a differentiated rhythm of studies, being relevant to investigate the aspects that influence the articulation of their actions in the conception of the praxic movement of the integrated curriculum of PROEJA in Administration, identifying the praxic forces that materialize in the curricular integration. It is concluded that it is important that all the protagonists who work in the PROEJA course understand the IFB's mis-sion, understand the concept of integration, the training itinerary of the course and the pur-pose of the integrated offer that considers the specificities of the collective social subjects of the EJA. Thus, through this study, the aim is to expand knowledge about the actions imple-mented and to be implemented by the Pedagogical Coordination in the Technical Course in Administration/PROEJA on curricular integration, with a view to promoting and improving the teaching-learning process of this teaching modality.

Description

Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional

Keywords

educação profissional e tecnológica PROEJA currículo integrado coordenação pedagógica professional and technological education integrated curriculum pedagogical coordination

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue