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- Regulação do comportamento e imagem corporal em praticantes de exercício físicoPublication . Matos, Milene Marques de; Monteiro, Diogo; Vitorino, AnabelaO objetivo do presente estudo é compreender a associação entre a regulação do comportamento para o exercício físico e para a alimentação na satisfação/insatisfação com a imagem corporal. Um total de 230 adultos praticantes de exercício físico em ginásio (130 masculinos), com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos de idade (M=32.70; DP=11.72). A experiência de prática variou entre 6 e 360 meses (M=40.05; DP=16.07), com uma frequência semanal entre 1 e 7 (M=3.77; DP=1.31). O peso em quilogramas oscilou entre 47 e 140 kg (M=68.62; DP=13.25) enquanto a altura, em centímetros, variou entre 130 e 196 cm (M=168,5; DP=9.21). Os resultados do presente estudo demonstram que os praticantes de ginásio que têm uma boa relação com a sua imagem corporal têm motivação autónoma refente ao EF e à alimentação. Aqueles que demonstram motivação controlada relativamente à alimentação são mais insatisfeitos com a sua imagem corporal, mas, o facto da motivação mais autodeterminada para o exercício apresentar um efeito indireto negativo na imagem corporal pode ocorrer por exemplo pelo treino prescrito pelo instrutor do ginásio. Assim, recomenda-se aos profissionais da área que considerem a prevalência da insatisfação com a imagem corporal entre os praticantes, perceber a influência desta prevalência na motivação dos sujeitos durante a prática de EF é importante, permite nos criar novas estratégias de treino que tenham também como objetivo uma melhor perceção e satisfação com a imagem corporal.
- O papel da Coordenação Pedagógica na constituição do currículo integrado no curso Técnico em Administração no Proeja no Instituto Federal de BrasíliaPublication . Euclydes, Apoliane Lima; Branco, Neusa Cristina Vicente; Sales, Márcia Castilho dePor meio de conversas com o coordenador de curso e alguns professores que atuam no curso Técnico em Administração do PROEJA, identificou-se a necessidade de se fortalecer o movimento práxico da integração curricular entre as disciplinas no PROEJA. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar os pressupostos práxicos da realidade escolar na qual estão inseridos, analisando de forma mais aprofundada como, de fato, tem se efetivado essa integração entre formação geral e profissional, considerando a ação dos Coordenadores Pedagógicos (CDPD) para sua implementação. Esse é o desafio da minha pesquisa, investigando o papel do CDPD na implementação do currículo integrado no PROEJA, sendo a integração curricular o problema da minha pesquisa. Para atingir tais objetivos, é seguida uma abordagem qualitativa e a estratégia de investigação será um estudo de caso no Curso Técnico em Administração do PROEJA. Os instrumentos de coleta de dados serão: análise documental e entrevista semi-estruturada com a Coordenação Pedagógica, os docentes do PROEJA e a Coordenação de Curso. A análise dos dados coletados será por meio de análise de conteúdos.Os resultados da pesquisa contribuem com a proposta de uma política inclusiva e emancipatória para estudantes jovens e adultos, envolvendo a Coordenação Pedagógica na organização, no planejamento e na reflexão constante de suas ações na consolidação desse projeto educacional. Logo, esses resultados podem melhorar a qualidade da educação básica da formação profissional no curso Técnico em Administração do PROEJA, tendo em vista a formação integral dos sujeitos coletivos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possuem um ritmo de estudos diferenciado, sendo relevante investigar os aspectos que influenciam a articulação de suas ações na concepção do movimento práxico do currículo integrado do PROEJA em Administração, identificando as forças práxicas que se materializam na integração curricular. Conclui-se que é importante que todos os protagonistas que atuam no curso do PROEJA compreendam a missão do IFB, entendam a concepção de integração, o itinerário formativo do curso e o propósito da oferta integrada que considere as especificidades dos sujeitos sociais coletivos da EJA. Desse modo, almeja-se, por meio deste estudo, expandir os conhecimentos sobre as ações implementadas e a implementar pela Coordenação Pedagógica no Curso Técnico em Administração/PROEJA sobre a integração curricular, com vista à promoção e ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dessa modalidade de ensino.