Repository logo
 
Publication

A organização de grupos/turmas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorMartins, Cristiana Sofia dos Santos
dc.date.accessioned2018-07-06T11:27:27Z
dc.date.available2018-07-06T11:27:27Z
dc.date.issued2018-05-09
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico na Escola Superior de Educação de Santarém. Apresenta uma reflexão das aprendizagens adquiridas ao longo dos dois anos de mestrado, com especial foco nas Práticas de Ensino Supervisionadas e num estudo que realizei sobre os grupos/turmas com diferentes idades/anos de escolaridade. Com este estudo analisei o que dizem docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público, sobre a forma como é feita a organização das turmas, com a preocupação de estudar aspetos positivos e dificuldades que decorrem desta organização, assim como as estratégias de trabalho utilizadas para uma resposta diferenciada às necessidades de cada criança de cada grupo/turma. A existência de grupos/turmas de diferentes idades/anos de escolaridade é cada vez maior no nosso país, realidade que preocupa muitos docentes. Assim, procurei estudar esta problemática pensando no meu futuro profissional como educadora/professora.pt_PT
dc.description.abstractThis report was made within the scope of the master's degree in pre-school education and teaching of the 1st cycle of basic education in the School of Education of Santarém. This report contains a reflection of the acquired capabilities during the two years of this master’s degree, focusing mostly on Supervised Teaching Practices and on a study that I made about groups/classes of different ages/years of schooling. In this study I have analyzed the opinions of teachers of preschool education and of the 1st cycle of basic education of public elementary education, regarding the organization of the group, focusing on the advantages and the difficulties that occur in this kind of groups and the strategies used by those teachers to ensure the proper education of each student in each group / class. Nowadays we see a growth of this kind of classes and this concerns a lot of teachers, knowing that, I tried to study this reality hoping this helps my future career as a teacher.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201919141
dc.identifier.tid201919141
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2273
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectgrupos/turmas com diferentes idades/anos de escolaridadept_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectpre-schoolpt_PT
dc.subjectgroups/classes with different ages/years of schoolingpt_PT
dc.titleA organização de grupos/turmas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A organização de turmas na educação pré-escolar e no 1.º CEB.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: