Repository logo
 
Publication

TIC no ensino secundário: usos e mediações

dc.contributor.authorDias, Paulo Coelho
dc.contributor.authorAlmeida, Nuno
dc.contributor.authorAbrantes, Pedro
dc.contributor.authorRodrigues, Carla
dc.date.accessioned2018-05-13T20:54:24Z
dc.date.available2018-05-13T20:54:24Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.pt_PT
dc.description.abstractThe conception of the future of contemporary societies as information and knowledge societies has brought a technological revolution to schools. However, the dissemination of technology has not yet matched ICT use in the classroom, in the teaching and learning processes. Based on a survey of 324 teachers in 12 schools scattered throughout the country we observe that ICT are still incipiently used in the classrooms, reinforcing a traditional and conservative approach to teaching. This central tendency encompasses, however, a wide variation, according to differences found between schools’ technological resources and in representations and competences of the teachers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, Nuno de Almeida, Pedro Abrantes, Carla F. Rodrigues & Paulo Coelho Dias (2013). TIC no ensino secundário: usos e mediações, Fórum Sociológico. Vol 23, pp. 87-95. ISSN: 0872-8380pt_PT
dc.identifier.doi10.4000/sociologico.861pt_PT
dc.identifier.issn0872-8380
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2206
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboapt_PT
dc.relationProjeto de Investigação “Learn-Tech: Tecnologias da Informação e da Comunicação e Aprendizagem” (Ref. PTDC/CS-SOC/102690/2008), desenvolvido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e tendo como Investigador Responsável Nuno de Almeida Alves.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://sociologico.revues.org/861pt_PT
dc.subjectensino secundáriopt_PT
dc.subjecttecnologias da informação e da comunicaçãopt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectsecondary educationpt_PT
dc.subjectinformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectteachingpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleTIC no ensino secundário: usos e mediaçõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage95pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleFórum Sociológicopt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNamede Castro Garcia Coelho Dias
person.givenNamePaulo Jorge
person.identifier.ciencia-idDE1D-240E-8ED6
person.identifier.orcid0000-0003-3381-3908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5689b99f-f1f6-45f2-9cfb-9e1dfefda362
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5689b99f-f1f6-45f2-9cfb-9e1dfefda362

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
sociologico-861.pdf
Size:
371.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: