Repository logo
 
Publication

Avaliação em Educação Pré-Escolar: os educadores e a avaliação do processo ensino-aprendizagem das crianças

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorRodrigues, Virginie da Silva
dc.date.accessioned2019-04-24T16:24:28Z
dc.date.available2019-04-24T16:24:28Z
dc.date.issued2014-11-26
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação de Infância e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolvido contempla as três práticas supervisionadas que decorreram ao longo dos três semestres de mestrado. Perante as três práticas supervisionadas realizadas em diferentes contextos (Jardim de infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico e Creche), emergiu a questão de investigativa, tendo como temática a avaliação na educação pré-escolar. Perante a temática em causa, foi realizada uma investigação qualitativa, optando como técnica de recolha de dados, pela entrevista no contexto focus de group. Os focus group, foram organizados por Jardim de Infância. Assim em cada um dos três jardins de infância três educadoras foram entrevistadas. Através da análise das entrevistas foi possível refletir e confrontar os resultados com a fundamentação teórica enriquecendo o meu conhecimento sobre a temática em causa. Com os resultados foi visível que os docentes procedem à avaliação das crianças focando-se em todo o processo e não nos resultados. Para além do referido, a avaliação ajuda-os a planificar bem como a adequar estratégias. Como término deste relatório e de forma a refletir sobre todo o processo foi elaborada uma reflexão final.pt_PT
dc.description.abstractThe following report contemplates the three supervised exercises that took place throughout three semesters during the master’s program. While facing these supervised practices, that took place in different contexts (Kindergarten, 1st Cycle of Basic Teaching and Nursery/Day Care), an investigative question emerged and whose theme was the evaluation in preschool education. Once the investigative guidelines were established, the collected date would be quality based and the information obtained during a series of interviews in a focus group context. These focus groups were created by the kindergartens and thus, in every one of the three kindergartens, three educators were interviewed. Through the analysis of each of these interviews it was possible to reflect on and confront the results with the theoretical fundamentation which ultimately led to an increased understanding and enrichment of the knowledge I possessed on the evaluation in preschool education. The results showed that teachers effectively evaluate children based almost entirely on their learning process as a whole up to, and not exclusively, on the end result. In addition the previously stated, the evaluation based on process and not exclusively on outcome also helped the teachers adapt and plan their teaching strategies. The final pages of this report will contain a final reflection on the entire process developed throughout this essay.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201152401
dc.identifier.tid201152401
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2527
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectavaliaçãopt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectinstrumentos de avaliaçãopt_PT
dc.subjecto educador e a avaliaçãopt_PT
dc.subjectevaluationpt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subjectevaluation instrumentspt_PT
dc.subjectthe educator and the evaluationpt_PT
dc.titleAvaliação em Educação Pré-Escolar: os educadores e a avaliação do processo ensino-aprendizagem das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VRodrigues-V8 .pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: