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- Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idadesPublication . Guerra, Patrícia Alexandra Beja; Luís, Helena; Hamido, GracindaO presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo que no primeiro são caracterizados os três contextos onde tive oportunidade de desenvolver os estágios de intervenção ao longo do Mestrado. Para além da caracterização dos contextos e da descrição do desenrolar dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em cada contexto, é apresentada uma reflexão sobre o meu desenvolvimento profissional em cada contexto de estágio. Na segunda parte do relatório é apresentado o meu percurso investigativo, acerca da questão que emergiu ao longo da prática desenvolvida nos estágios de intervenção. Assim, é relevante destacar que a questão em estudo é a seguinte: “Como educadora e professora, de que forma é possível garantir a adequação da seleção dos instrumentos e técnicas a utilizar na realização da avaliação formativa?”. Do ponto vista teórico tratou-se de compreender, perante a perspetiva de alguns autores, o conceito de avaliação das aprendizagens dos alunos; as várias funções pedagógicas da avaliação; de que forma a avaliação formativa é desenvolvida e encarada no contexto de Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando algumas diferenças e semelhanças neste processo avaliativo e que instrumentos e técnicas de avaliação formativa poderão ser utilizadas em ambos os contextos. Tratando-se de uma investigação de natureza qualitativa optei por utilizar algumas técnicas, como: entrevista semiestruturada; a observação não estruturada e a análise documental. A entrevista foi realizada a três profissionais com experiência como supervisoras de estágio, sendo duas Professoras de 1º Ciclo e uma Educadora em Educação Pré-escolar. Em relação à análise documental é de referir que optei por analisar planificações e instrumentos de avaliação construídos por mim, ao longo das minhas intervenções durante os estágios. Em súmula, é de referir que estas técnicas selecionadas foram essenciais para se realizar uma triangulação dos dados e por sua vez responder de forma clara à questão em estudo e a todas as questões que desdobram a principal. Por último, é de indicar que com este estudo concluí que a avaliação formativa procura compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e dos alunos com o objetivo de adequar as estratégias de ensino às diferenças que se evidenciam através da recolha e interpretação de dados avaliativos. Nenhum instrumento de avaliação, utilizado de forma isolada é totalmente fiável, como tal é importante construir e utilizar diferentes instrumentos e técnicas, existindo uma necessidade de triangular os dados recolhidos e assim, planear uma intervenção mais apropriada ao percurso de aprendizagem das crianças e dos alunos.
- Avaliação em Educação Pré-Escolar: os educadores e a avaliação do processo ensino-aprendizagem das criançasPublication . Rodrigues, Virginie da Silva; Luís, HelenaO presente relatório desenvolvido contempla as três práticas supervisionadas que decorreram ao longo dos três semestres de mestrado. Perante as três práticas supervisionadas realizadas em diferentes contextos (Jardim de infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico e Creche), emergiu a questão de investigativa, tendo como temática a avaliação na educação pré-escolar. Perante a temática em causa, foi realizada uma investigação qualitativa, optando como técnica de recolha de dados, pela entrevista no contexto focus de group. Os focus group, foram organizados por Jardim de Infância. Assim em cada um dos três jardins de infância três educadoras foram entrevistadas. Através da análise das entrevistas foi possível refletir e confrontar os resultados com a fundamentação teórica enriquecendo o meu conhecimento sobre a temática em causa. Com os resultados foi visível que os docentes procedem à avaliação das crianças focando-se em todo o processo e não nos resultados. Para além do referido, a avaliação ajuda-os a planificar bem como a adequar estratégias. Como término deste relatório e de forma a refletir sobre todo o processo foi elaborada uma reflexão final.
- Práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do ensino básicoPublication . Sias, Cátia Sofia Vieira; Luís, Helena; Hamido, GracindaO presente relatório final desenvolveu-se com o objetivo de ser uma mais-valia para a compreensão das conceções de educadores de infância e professoras do 1º ciclo quanto às práticas realizadas em ambos os contextos de ensino relativamente ao processo de avaliação, tentando chegar a conclusões relativas a diferenças e/ou semelhanças que se fazem sentir nesses contextos. Através deste estudo investigativo pretendi: identificar estratégias utilizadas por educadoras de infância e professoras do 1º ciclo do ensino básico relativamente à avaliação; identificar semelhanças e diferenças nas estratégias e instrumentos de avaliação utilizadas pelos docentes dos dois níveis de ensino; conhecer as razões invocadas para a escolha de determinada estratégia de avaliação adotada; reconhecer o propósito da escolha de determinados instrumentos de avaliação e identificar se existe uma adequação entre os instrumentos de avaliação e o tipo de atividades desenvolvidas. Tendo em atenção os objetivos definidos para a elaboração deste estudo recorri à pesquisa bibliográfica de autores conceituados e à realização de entrevistas semi-diretivas aplicadas a educadores de infância e a professoras do 1º ciclo do ensino básico. Através de análise de conteúdo dos resultados obtidos pude verificar que educadoras e professoras salientam que a diferença mais marcante entre contextos é a importância atribuída à avaliação praticada no 1º ciclo, assim como, a predominância de utilização do lúdico no jardim de infância. Com a pesquisa bibliográfica e sua análise foi-me possível verificar, ainda, que os documentos que orientam a avaliação em ambos os contextos são idênticos nas finalidades, princípios e intervenientes no processo.
