Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da expressividade na contação de histórias em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Miriam Cardoso 2018.pdf1.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório reflete todos os contextos da minha prática pedagógica, desde a creche, passando pelo jardim de infância e terminando no 1.º ciclo do Ensino Básico, sendo que o trabalho de investigação decorreu no enquadramento dos referidos contextos. O projeto de investigação centra-se na importância das histórias nas aprendizagens das crianças, pretendendo estudar as melhores estratégias na contação de histórias. Os resultados obtidos resultam da prática letiva e confirmam a necessidade de ter em consideração a faixa etária e a caraterização do grupo em momentos de contação de histórias e que apontam para o papel crucial da expressividade nesses momentos, por forma a maximizar a atenção das crianças.
This report reflects every context of my pedagogical practice, from crèche to kindergarten and primary school, with the research work arising from the framework of the aforementioned contexts. The research work is centred on the importance of stories in children's learning process, aiming to explore the best strategies when storytelling. The results from the teaching practice confirm the need to take into consideration the group’s age and the group's characterisation when storytelling, which demonstrate the decisive role of expressiveness in such moments to maximise children's attention.

Description

Relatório de Estágio Apresentado para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

histórias contação estratégias expressividade educação pré-escolar 1º CEB stories storytelling strategies expressiveness pre-school education primary education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue