Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A relevância dada pelos profissionais das atividades de enriquecimento curricular ao brincar no exterior enquanto espaço pedagógicoPublication . Silva, Ana Sofia Ramalho Duarte da; Luís, HelenaO presente relatório encontra-se estruturado em duas partes distintas, a primeira parte relacionada com os diversos estágios curriculares em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico (doravante 1.º CEB). Os contextos são apresentados como resumo do trabalho desenvolvido ao longo dos quatro semestres, sendo descritas as atividades e aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios que foram fundamentais para o percurso desenvolvido. Ao terminar este capítulo faço referência ao percurso de aprendizagem desenvolvido. Na segunda parte do relatório apresento o estudo a que me propus realizar, este tem como objetivo principal averiguar a relevância que os profissionais que lecionam as Atividades Enriquecimento Curricular (doravante AEC), atribuem ao brincar no exterior enquanto espaço pedagógico, nos jardins de infância e escolas do 1.º CEB, das escolas dos três agrupamentos de Santarém. O modelo de investigação é de caráter qualitativo, tendo recorrido a um questionário semiaberto aplicado aos profissionais que lecionam AEC, nas diversas escolas dos agrupamentos da cidade. O estudo envolveu uma amostra total de 30 escolas, dez de pré-escolar e vinte de 1.º CEB. A amostra envolveu 22 profissionais, nove a lecionar no pré-escolar e treze no 1.º CEB, a quem foi entregue o referido questionário. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a métodos de estatística descritiva. Os resultados obtidos indicam que a maior parte das escolas oferece espaço exterior, mas alguns profissionais referem que o mesmo nem sempre é adequado para as atividades. Na sua maioria utilizam o espaço exterior, desenvolvendo diversificadas atividades, mas com maior incidência nas relacionadas com a atividade física dos alunos. Este estudo pretende assim contribuir para a discussão dos profissionais, para a necessidade de mudanças na organização, utilização do espaço exterior, sendo este um rico potenciador de diversas brincadeiras e atividades nas diferentes áreas do currículo.
- A importância da expressividade na contação de histórias em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º CEBPublication . Cardoso, Miriam Teixeira Paulo; Rodrigues, PatriciaO presente relatório reflete todos os contextos da minha prática pedagógica, desde a creche, passando pelo jardim de infância e terminando no 1.º ciclo do Ensino Básico, sendo que o trabalho de investigação decorreu no enquadramento dos referidos contextos. O projeto de investigação centra-se na importância das histórias nas aprendizagens das crianças, pretendendo estudar as melhores estratégias na contação de histórias. Os resultados obtidos resultam da prática letiva e confirmam a necessidade de ter em consideração a faixa etária e a caraterização do grupo em momentos de contação de histórias e que apontam para o papel crucial da expressividade nesses momentos, por forma a maximizar a atenção das crianças.
- As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professorasPublication . Teixeira, Ana Sofia Ferreira; Luís, HelenaO presente trabalho trata de um relatório de estágio que se refere ao percurso realizado nos quatro momentos de iniciação à prática profissional (dois em contexto Pré-Escolar e dois em contexto de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Assumindo o brincar como um processo de desenvolvimento e aprendizagem, a investigação apresentada pretende explorar as potencialidades do brincar. Neste sentido, o presente relatório visa clarificar o conceito do brincar e do jogo e de que forma o espaço pedagógico se insere no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Foram abordadas teorias de vários autores de forma a sustentar o descrito, bem como descritas conceções práticas e teóricas de educadoras e professoras, relativas ao brincar de forma a mostrar as potencialidades do mesmo. O estudo recaiu num grupo de 90 educadoras/ professoras portuguesas através de inquérito por questionário. As respostas revelam a relevância do brincar no contexto educativo bem como os seus efeitos no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A organização do espaço e do tempo educativo assim como o papel do adulto enquanto a criança brinca foram evidenciados nas respostas. Destacamos o papel de observador atento, facilitador e mediador do brincar que pode ser desempenhado pelo educador e professor.