Repository logo
 
Publication

As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Sofia Ferreira
dc.date.accessioned2018-07-06T14:20:30Z
dc.date.available2018-07-06T14:20:30Z
dc.date.issued2018-05-29
dc.descriptionRelatório final de Prática de Ensino Supervisionada para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho trata de um relatório de estágio que se refere ao percurso realizado nos quatro momentos de iniciação à prática profissional (dois em contexto Pré-Escolar e dois em contexto de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Assumindo o brincar como um processo de desenvolvimento e aprendizagem, a investigação apresentada pretende explorar as potencialidades do brincar. Neste sentido, o presente relatório visa clarificar o conceito do brincar e do jogo e de que forma o espaço pedagógico se insere no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Foram abordadas teorias de vários autores de forma a sustentar o descrito, bem como descritas conceções práticas e teóricas de educadoras e professoras, relativas ao brincar de forma a mostrar as potencialidades do mesmo. O estudo recaiu num grupo de 90 educadoras/ professoras portuguesas através de inquérito por questionário. As respostas revelam a relevância do brincar no contexto educativo bem como os seus efeitos no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A organização do espaço e do tempo educativo assim como o papel do adulto enquanto a criança brinca foram evidenciados nas respostas. Destacamos o papel de observador atento, facilitador e mediador do brincar que pode ser desempenhado pelo educador e professor.pt_PT
dc.description.abstractThe present paper deals with a traineeship report that refers to the course carried out in the four moments of initiation to professional practice (two in the pre-school context and two in the teaching context of the 1st cycle of basic education). Assuming the play as a process of development and learning, the research presented intends to explore the potential of playing. In this sense, this report aims to clarify the concept of play and play and how the pedagogical space is embedded in the process of development and learning of the child. It will be approached theories of several authors in order to support the described, as well as described practical and theoretical conceptions of educators, regarding playing in order to show the potentialities of the same. The study was carried out in a group of 90 Portuguese educators through a questionnaire survey. The answers reveal the relevance of playing in the educational context as well as its effects on the process of children's development and learning. The organization of space and educational time as well as the role of the adult as the child plays were evidenced in the responses. We emphasize the role of attentive observer, facilitator and mediator of play that can be played by the educator and teacher.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201930668
dc.identifier.tid201930668
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2276
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectdesenvolvimentopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectconceções de educadores/professorespt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectdevelopmentpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectteacher / teacher conceptionspt_PT
dc.titleAs potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO FINAL_Sofia_Teixeira.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: