Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATÓRIO FINAL_Sofia_Teixeira.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho trata de um relatório de estágio que se refere ao percurso realizado nos quatro momentos de iniciação à prática profissional (dois em contexto Pré-Escolar e dois em contexto de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Assumindo o brincar como um processo de desenvolvimento e aprendizagem, a investigação apresentada pretende explorar as potencialidades do brincar. Neste sentido, o presente relatório visa clarificar o conceito do brincar e do jogo e de que forma o espaço pedagógico se insere no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Foram abordadas teorias de vários autores de forma a sustentar o descrito, bem como descritas conceções práticas e teóricas de educadoras e professoras, relativas ao brincar de forma a mostrar as potencialidades do mesmo. O estudo recaiu num grupo de 90 educadoras/ professoras portuguesas através de inquérito por questionário. As respostas revelam a relevância do brincar no contexto educativo bem como os seus efeitos no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A organização do espaço e do tempo educativo assim como o papel do adulto enquanto a criança brinca foram evidenciados nas respostas. Destacamos o papel de observador atento, facilitador e mediador do brincar que pode ser desempenhado pelo educador e professor.
The present paper deals with a traineeship report that refers to the course carried out in the four moments of initiation to professional practice (two in the pre-school context and two in the teaching context of the 1st cycle of basic education). Assuming the play as a process of development and learning, the research presented intends to explore the potential of playing. In this sense, this report aims to clarify the concept of play and play and how the pedagogical space is embedded in the process of development and learning of the child. It will be approached theories of several authors in order to support the described, as well as described practical and theoretical conceptions of educators, regarding playing in order to show the potentialities of the same. The study was carried out in a group of 90 Portuguese educators through a questionnaire survey. The answers reveal the relevance of playing in the educational context as well as its effects on the process of children's development and learning. The organization of space and educational time as well as the role of the adult as the child plays were evidenced in the responses. We emphasize the role of attentive observer, facilitator and mediator of play that can be played by the educator and teacher.

Description

Relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico

Keywords

brincar desenvolvimento aprendizagem conceções de educadores/professores play development learning teacher / teacher conceptions

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue