Repository logo
 
Publication

Necessidades Educativas especiais: Guia de formação continua

dc.contributor.authorCruz, Ana Maria Vera
dc.contributor.authorNeves, Luís Filipe
dc.contributor.authorCruz, Selnaine Vera
dc.contributor.authorBarbosa, Lídia
dc.date.accessioned2024-10-14T15:33:00Z
dc.date.available2024-10-14T15:33:00Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação contínua, na área das necessidades educativas especiais (NEE). O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais (NEE) está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspetiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos atuais, inclusão marcam um percurso, ao qual estão subjacentes conceções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos fatores fundamentais de implementação. Apesar de o presente manual de apoio à formação contínua ter uma base teórica ao nível dos conteúdos, sugere-se assim um aprofundamento teórico, mas sobretudo, que as sessões promovam a reflexão sobre as práticas de ensino do professor em formação. O contexto educacional inclusivo desafia o profissional da educação a refletir criticamente acerca da sua prática e do seu contínuo processo de formação. Esse movimento parte principalmente da auto-percepção, que instiga à busca de meios para se construir como autor dos processos de mudança no exercício do ser docente. Esse movimento gera indagações sobre as suas experiências significativas e a formação contínua que lhe possibilita uma percepção reflexiva, a qual o estimulará a buscar novas competências, para qualificar o seu desempenho como mediador da construção do conhecimento, de modo especial a formação do professor prático reflexivo, e os seus desdobramentos no quotidiano docente junto dos alunos com NEE.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCruz A. M. V., Neves L.F., Cruz S.V. & Barbosa L. (2016) Necessidades Educativas especiais: Guia de formação continua. Projeto Reforço Institucional e Qualificativo do Ensino Básico – RIQUEB. República Democrática de São Tomé e Príncipe. Unidade Disciplina Trabalho. Ministério da Educação, Cultura e Ciência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4973
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherMinistério da educação, cultura e ciência- Instituto Superior de Educação e Comunicação/ Instituto Politécnico de educação- ESEpt_PT
dc.relationFundação Calouste Gulbenkian- RIQUEBpt_PT
dc.subjectrepublica democrática de são tomé e príncipept_PT
dc.subjectguiãopt_PT
dc.subjectformação continuapt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectescola superior de educaçãopt_PT
dc.titleNecessidades Educativas especiais: Guia de formação continuapt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
GuiaSTP_FC_NEE_net.pdf
Size:
2.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: