dc.contributor.author | Cruz, Ana Maria Vera | |
dc.contributor.author | Neves, Luís Filipe | |
dc.contributor.author | Cruz, Selnaine Vera | |
dc.contributor.author | Barbosa, Lídia | |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T15:33:00Z | |
dc.date.available | 2024-10-14T15:33:00Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Este documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação contínua, na área das necessidades educativas especiais (NEE). O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais (NEE) está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspetiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos atuais, inclusão marcam um percurso, ao qual estão subjacentes conceções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos fatores fundamentais de implementação. Apesar de o presente manual de apoio à formação contínua ter uma base teórica ao nível dos conteúdos, sugere-se assim um aprofundamento teórico, mas sobretudo, que as sessões promovam a reflexão sobre as práticas de ensino do professor em formação. O contexto educacional inclusivo desafia o profissional da educação a refletir criticamente acerca da sua prática e do seu contínuo processo de formação. Esse movimento parte principalmente da auto-percepção, que instiga à busca de meios para se construir como autor dos processos de mudança no exercício do ser docente. Esse movimento gera indagações sobre as suas experiências significativas e a formação contínua que lhe possibilita uma percepção reflexiva, a qual o estimulará a buscar novas competências, para qualificar o seu desempenho como mediador da construção do conhecimento, de modo especial a formação do professor prático reflexivo, e os seus desdobramentos no quotidiano docente junto dos alunos com NEE. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cruz A. M. V., Neves L.F., Cruz S.V. & Barbosa L. (2016) Necessidades Educativas especiais: Guia de formação continua. Projeto Reforço Institucional e Qualificativo do Ensino Básico – RIQUEB. República Democrática de São Tomé e Príncipe. Unidade Disciplina Trabalho. Ministério da Educação, Cultura e Ciência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4973 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Ministério da educação, cultura e ciência- Instituto Superior de Educação e Comunicação/ Instituto Politécnico de educação- ESE | pt_PT |
dc.relation | Fundação Calouste Gulbenkian- RIQUEB | pt_PT |
dc.subject | republica democrática de são tomé e príncipe | pt_PT |
dc.subject | guião | pt_PT |
dc.subject | formação continua | pt_PT |
dc.subject | necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | escola superior de educação | pt_PT |
dc.title | Necessidades Educativas especiais: Guia de formação continua | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |