Repository logo
 
Publication

Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorLopes, Beatriz Isabel Azevedo
dc.date.accessioned2025-03-05T22:59:54Z
dc.date.available2025-03-05T22:59:54Z
dc.date.issued2025-02-11
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório visa apresentar uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora, a Educação STEAM, partindo de contextos reais e realizando atividades interdisciplinares, seguindo a metodologia Inquiry-Based Learning (IBL). Da prática emergiu a problemática de investigação “Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo delineados os objetivos de estudo: (i) identificar estratégias promotoras de STEAM nas atividades das crianças (ii) analisar de que forma a abordagem STEAM, promove as aprendizagens das crianças no pré-escolar e no 1.º CEB; (iii) investigar as perceções dos alunos, sobre as potencialidades e os desafios, da abordagem STEAM. O estudo segue uma abordagem qualitativa, compreendendo de que forma a abordagem STEAM contribui na aprendizagem dos alunos. Os dados apresentados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos participantes. Analisando os resultados, a abordagem STEAM, no Pré-Escolar e no 1.º CEB, revelou-se eficaz, promovendo o desenvolvimento de competências e aprendizagens.por
dc.description.abstractThe present report aims to present an innovative teaching-learning methodology, STEAM Education, based on real contexts and carrying out interdisciplinary activities, following the Inquiry-Based Learning (IBL) methodology. From practice emerged the research question "Contributions of the STEAM approach in teaching and learning for Preschool and 1st Cycle of Basic Education children," with the study objectives outlined as: (i) identify strategies that promote STEAM in children's activities; (ii) analyze how the STEAM approach enhances children's learning in preschool and the 1st cycle of basic education; (iii) investigate students' perceptions regarding the potential and challenges of the STEAM approach. The study follows a qualitative approach, understanding how the STEAM methodology contributes to student learning. The data presented were collected through interviews and questionnaires with participants. Analyzing the results, the STEAM approach in Preschool and the 1st Cycle of Basic Education proved to be effective, promoting the development of skills and learning.por
dc.identifier.other203900901
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5730
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectaprendizagem ativa
dc.subjecteducação STEAM
dc.subjectInquiry-Based Learning
dc.subjectPré- Escolar
dc.subject1.ºCEB
dc.subjectactive learning
dc.subjectinquiry-based learning
dc.subjectpreschool
dc.subjectSTEAM education
dc.subject1st Cycle of Basic Education
dc.titleContributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_MEPE1CEB_Beatriz Lopes.pdf
Size:
12.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: