Repository logo
 
Publication

Avaliação de desempenho funcional aplicada à diretoria de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília no contexto da educação profissional e tecnológica

dc.contributor.advisorGalinha, Sónia
dc.contributor.advisorFurtado Rainha Silveira, Flávia
dc.contributor.authorGomes, Leonardo Pessoa Rodrigues
dc.date.accessioned2021-02-15T00:28:39Z
dc.date.available2021-02-15T00:28:39Z
dc.date.issued2020-12-02
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação/Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractA pesquisa aborda a avaliação de desempenho funcional aplicada à Diretoria de Educação a Distância – DEaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. Tem por objetivo a construção do regramento e a instrumentalização do processo de avaliação de desempenho dos colaboradores junto àquela Diretoria. Refere-se, metodologicamente, à pesquisa de natureza aplicada e exploratória. Há características da pesquisa-ação. Quanto à forma de abordagem, fez-se uso da investigação qualitativa com uso do focus group como técnica de recolha de dados. Foi elaborado o Manual de Avaliação de Desempenho Funcional contendo objetivos e finalidades, diretrizes, metodologia, fatores e critérios de avaliação de acordo com as funções existentes. A análise dos dados demonstrou os resultados da aplicação do instrumento de avaliação, os quais evidenciaram o êxito da avaliação de desempenho, na sua fase experimental, ao caracterizar uma equipe de alto desempenho formada por membros, em sua maioria, de alto rendimento.pt_PT
dc.description.abstractThe research addresses the functional performance assessment applied to the Distance Education Directorate - DEaD of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília - IFB. It aims to propose rules and instrumentalize the process of evaluating the performance of employees within that directorate. Methodologically, it made use of applied and exploratory research*, with* characteristics of action research. Qualitative research was developed using the focus group as a data collection technique. The Functional Performance Evaluation Manual was prepared containing objectives and purposes, guidelines, methodology, factors and evaluation criteria according to the existing roles. The data analysis demonstrated the results of the application of the evaluation instrument, which evidenced the success of the performance evaluation, in its experimental phase, by characterizing a high performance team formed , mostly, by members of high performance.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202596249
dc.identifier.tid202596249
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3342
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectavaliação de desempenhopt_PT
dc.subjecteducação a distância – EADpt_PT
dc.subjecteducação profissional e tecnológica – EPTpt_PT
dc.subjectperformance evaluationpt_PT
dc.subjectdistance learningpt_PT
dc.subjectprofessional and technological education - EPTpt_PT
dc.titleAvaliação de desempenho funcional aplicada à diretoria de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília no contexto da educação profissional e tecnológicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho de projeto - Leonardo Pessoa Rodrigues Gomes - MAE - IPS.pdf
Size:
4.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format