Repository logo
 
Publication

A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEB

dc.contributor.advisorCavadas, Bento
dc.contributor.authorPereira, Diana Raquel Barroso
dc.date.accessioned2017-08-24T11:34:51Z
dc.date.available2017-08-24T11:34:51Z
dc.date.issued2015-03-24
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final foi efetuado no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e é constituído por duas partes. A primeira descreve o percurso profissionalizante nos diversos estágios realizados, dando destaque a aspetos da prática implementada em cada um deles considerados relevantes para reflexão e análise. Em primeiro lugar, apresenta-se o trabalho desenvolvido no 1.º CEB nas diversas áreas e posteriormente uma análise da intervenção no 2.º CEB. Por sua vez, a segunda parte diz respeito a uma componente investigativa, cujo objetivo principal se centra no modo como a temática da educação sexual foi apresentada em manuais do 1.º CEB. Para isso, foi solicitado à Direção Geral da Educação uma listagem dos manuais das editoras mais selecionados no ano letivo de 2012/2013 do 1.º CEB no âmbito do Estudo do Meio. O objeto de estudo da presente investigação foram os dois manuais mais selecionados. A análise de cada um tem como base um quadro organizado por categorias, subdivididas em subcategorias. No que se refere às categorias, estas foram definidas através das temáticas prescritas na Portaria n.º196-A/2010. Por sua vez, as subcategorias foram definidas a partir do documento Organização Curricular e Programas (2004) e, ainda, a partir da leitura flutuante de alguns manuais escolares do 1.º CEB de Estudo do Meio. Depois foi realizada uma análise de conteúdo comparativa da forma como cada manual escolar explora determinada categoria/subcategoria. Como principais resultados podemos salientar que, no geral, foram cumpridos os objetivos para a Educação Sexual prescritos no documento regulador da prática, Organização Curricular e Programas (ME-DEB, 2004), no entanto, constataram-se diferenças significativas no modo como cada manual escolar do mesmo nível de escolaridade explora essas temáticas.pt_PT
dc.description.abstractThe present final report was executed in the Master's Degree studies of 1º e 2º Cycles of Basic Education (CBE) and is composed by two parts. The first part describes the professionalizing path on the several completed internships, highlighting aspects of the implemented practice considered relevant to reflection and analysis. First, the work developed in the various areas of the 1º CBE is presented, and later, an analysis of the intervention in the 2º CBE. The second part concerns to a more investigative component, where the main goal is focused in the way sexual education was presented in 1º CEB textbooks. In order to do so, a list of the most selected Study of the Environmental Textbooks in the school year of 2012/2013 was requested to the Direção Geral de Educação. The study object of this investigation was the two most selected textbooks. The analysis on each one has a chart organized by categories, divided in subcategories as a basis. In what refers to the categories, these were defined through the themes prescribed on Portaria n. º 196-A/2010. The subcategories were defined by the basic education standards and through deep reading of some Study of the Environmental Textbooks from 1º CBE. After that, a comparative content analysis was performed upon the way each manual explored the category/subcategory. As main results we can salient that, in general, the objectives for Sexual Education prescribed by the standards, were accomplished. However, major differences were perceived in the way each manual of the same schoollevel explored these themes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201160870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1876
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectanálisept_PT
dc.subjectestágiospt_PT
dc.subjecteducação sexualpt_PT
dc.subjectmanuais escolarespt_PT
dc.subjectreflexãopt_PT
dc.subjectanalysispt_PT
dc.subjectinternshippt_PT
dc.subjectsexual educationpt_PT
dc.subjecttextbookspt_PT
dc.subjectreflectionpt_PT
dc.titleA abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final_Diana Pereira.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: