Publication
Avaliação das boas práticas de universitários brasileiros e portugueses a partir do IBPEES
dc.contributor.author | Gonzaga, Luís | |
dc.contributor.author | Mascarenhas, Suely | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Mª. Rosário | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T16:26:39Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T16:26:39Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.updated | 2015-11-26T15:51:38Z | |
dc.description.abstract | Este estudo avalia as boas práticas realizadas por estudantes universitários de Portugal e do Brasil averiguando como tais práticas se diferenciam. Para avaliação das boas práticas escolares recorremos ao Inventário de Boas Práticas dos Estudantes no Ensino Superior (Chickering & Schlossberg, 1995; Pinheiro, 2007) e a uma amostra de 237 estudantes do ensino superior da Universidade Federal do Amazonas (Brasil) (65,8%) e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal) (34,2%), sendo 55,3% do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino, e idade média de 23,08 + 5,57. Da análise dos dados apurados constatam-se diferenças entre os estilos de boas práticas nos grupos do Brasil e de Portugal em praticamente todas as dimensões que caracterizam o instrumento: trabalho cooperativo, aprendizagem activa, procura de feedback, optimização do tempo, manutenção de expectativas positivas, respeito pelas diferenças, e gestão de recursos (gestão do ambiente, desafios e oportunidades académicas e gestão dos recursos pessoais e sociais). Os dois grupos não se diferenciam significativamente quanto à interacção com os professores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier | 978-972-8746-71-1 | en_US |
dc.identifier.citation | Gonzaga, L. ; Mascarenhas, S. & Pinheiro, Mª. R. (2009). Avaliação das boas práticas de universitários brasileiros e portugueses a partir do IBPEES. In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, p.3515-3529. ISBN 978-972-8746-71-1 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-71-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2196 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.subject | estudo transcultural | pt_PT |
dc.subject | estudantes universitários | pt_PT |
dc.subject | avaliação de boas práticas escolares | pt_PT |
dc.title | Avaliação das boas práticas de universitários brasileiros e portugueses a partir do IBPEES | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 3529 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 3515 | pt_PT |
oaire.citation.title | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |