Repository logo
 
Publication

Online tutorial – meeting students’ needs

dc.contributor.authorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorWood, David
dc.contributor.authorBettencourt da Cruz, Teresa Maria
dc.date.accessioned2022-03-26T16:00:54Z
dc.date.available2022-03-26T16:00:54Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractPretendemos dar a conhecer um estudo piloto que foi desenvolvido com alunos do ensino superior e cujo objectivo passou pelo ensejo de potenciar o trabalho colaborativo entre os mesmos, bem como as suas capacidades de pesquisa. Os recursos informáticos utilizados foram espaços virtuais de colaboração, uma vez que são espaços com grandes potencialidades ao nível da colaboração e da interacção. O grupo-alvo foi constituído por estudantes de primeiro ano do ensino superior politécnico. Os estudantes estavam divididos em turmas: um grupo a tempo inteiro e outro em pós aboral, ambos frequentando o mesmo curso e a mesma unidade curricular. A estratégia de tutória adoptada iniciou-se com a apresentação de um desafio por parte da docente. Após o desafio lançado os estudantes pesquisaram acerca da temática e partilharam, no Diigo, os links/documentos que encontraram e consideraram serem pertinentes para o desenvolvimento do tema. No final, os estudantes tinham que escrever um artigo acerca do tema, tendo em conta as pesquisas desenvolvidas, as leituras efectuadas e as discussões colaborativas realizadas. Para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão partilhada, os estudantes, além de disponibilizarem e comentarem a informação no Diigo, também participaram em sessões virtuais de discussão na plataforma Second Life®. O estudo piloto conduzido, e descrito neste documento, permitiu reunir indicadores sobre as mais valias das ferramentas online utilizadas, nomeadamente no que se refere ao grau e qualidade da participação, colaboração e interacção dos estudantes, aliados à inexistência de constrangimentos de ordem temporal e/ou física.pt_PT
dc.description.abstractThis article will present a pilot study that was developed with students from higher education on approaches to increase the collaborative work between students, and to enhance their research skills. The methodology we are evaluating is designed around collaborative virtual spaces which offer some benefits for deeper collaboration and interaction. The target group was students from the 1st year of a Higher Level Course. One group of students was in full-time education and a second group was mature students in part-time education. Both groups are engaged on an identical course. The tutorial strategy adopted began with the teacher setting the class a challenge. Students were then invited to research the question and post whatever links/documents they consider relevant using a Diigo group, and comment on what they found (using the share and comment capabilities). The task for students was to write an article about the topic based on their research, readings and collaborative discussions. To facilitate the development of a shared understanding the students posted information and participated in virtual on-line meetings (Second Life®). The pilot study implemented, and described in this article, demonstrated some gains from the use of online tools, in particular related with the level and quality of participation, collaboration and interaction among students. The use of virtual environments allows students to participate in richer interactions at times that are more convenient to their work/study patterns, with no physical restrictionspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLoureiro, A., Wood, D. & Bettencourt, T. (2010). Online tutorial - meeting students' needs. In: COSTA, Fernando; MIRANDA, Guilhermina; MATOS, João; CHAGAS, Isabel & CRUZ, Elisabete (Orgs.) (2010). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC [Edição em CD-Rom]. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-96999-1-5pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96999-1-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3919
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/artigos/ArtigosC/395.pdfpt_PT
dc.subjectambientes virtuais colaborativospt_PT
dc.subjectblended learningpt_PT
dc.subjectcontextos de aprendizagempt_PT
dc.subjectSecond Life®pt_PT
dc.subjecttutoria onlinept_PT
dc.subjectblended learningpt_PT
dc.subjectcollaborative virtual environmentspt_PT
dc.subjectlearning contextspt_PT
dc.subjectonline tutorialpt_PT
dc.titleOnline tutorial – meeting students’ needspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto de Educação da UL, Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage766pt_PT
oaire.citation.startPage761pt_PT
oaire.citation.titleI Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TICpt_PT
person.familyNameCristina Castro Loureiro
person.familyNameBettencourt da Cruz
person.givenNameAna
person.givenNameTeresa Maria
person.identifierA-4104-2012
person.identifier.ciencia-id9E13-E4A0-3ABE
person.identifier.ciencia-idF51E-5DD4-B648
person.identifier.orcid0000-0003-1322-3070
person.identifier.orcid0000-0002-2913-952X
person.identifier.scopus-author-id36662003300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206
relation.isAuthorOfPublication109e7d1d-0de4-4095-98c1-1fad9634af41
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
395_onlinetutorial_loureiro-wood-bettencourt_EITICE_2010.pdf
Size:
124.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
onlinetutorial-101120163019-phpapp02.pdf
Size:
758.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format