Repository logo
 
Publication

O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.authorPena, Renata Sofia Nunes
dc.date.accessioned2022-09-06T22:36:53Z
dc.date.available2022-09-06T22:36:53Z
dc.date.issued2022-04-08
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge com a intenção de apresentar e refletir sobre a minha Prática Supervisionada ao longo dos vários contextos realizados em Creche e Jardim de Infância, no âmbito do mestrado em Pré-Escolar, as aprendizagens adquiridas no decorrer da prática profissional e, por último, o estudo alusivo ao tema “O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância”. No primeiro capítulo deste relatório é feita uma descrição dos estágios realizados, bem como das atividades implementadas. O segundo momento remete para a investigação sobre o tema referido anteriormente, tendo em conta os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadoras de infância e posteriormente analisadas e confrontadas com a análise documental, que me possibilitou comparar o discurso das entrevistadas com as opiniões dos autores estudados. A metodologia utilizada tem uma abordagem de pesquisa do tipo qualitativo, onde pretendo conhecer a conceção dos Educadores sobre processos de escuta e de diálogo, no desenvolvimento da prática pedagógica/educativa, saber qual a opinião dos educadores sobre a importância de dar voz às crianças para o seu sucesso educativo e ainda identificar exemplos de práticas que promovam a escuta e o diálogo. Os principais resultados mostram que todos os participantes valorizam a escuta e o diálogo enquanto processos facilitadores que permitem promover e avaliar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, beneficiando o planeamento e a (inter)ação educativa em que as leituras de histórias, canções, lengalengas, são processos incentivadores para o diálogo e desenvolvimento da linguagem.pt_PT
dc.description.abstractThe present report appears as a reflection of my Supervised Practice throughout the various contexts in kindergarten and nursery school, as part of the master's degree in Pre-School, the learning acquired during the professional practice and, finally, the study on the theme "The role of children's voice(s) in the processes of learning and development in the context of early childhood education". In the first chapter of this report, a description is made of the internships carried out, as well as the activities implemented. The second part refers to the research on the theme mentioned above, taking into account the data collected through semi-structured interviews with four kindergarten teachers and subsequently analyzed and compared with the documentary analysis, which allowed me to compare the speech of the interviewees with the opinions of the authors studied. The methodology used has a qualitative research approach, where I intend to know the educators' conceptions of listening and dialogue processes in the development of pedagogical/educational practice, find out what the educators' opinion is on the importance of giving voice to children for their educational success and also identify examples of practices that promote listening and dialogue. The main results show that all participants value listening and dialogue as facilitating processes that allow promoting and evaluating the development and learning of children, benefiting the planning and educational (inter)action in which readings of stories, songs, rhymes, are encouraging processes for dialogue and language development.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203006224
dc.identifier.tid203006224
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4075
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectescuta e diálogopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectvalorizaçãopt_PT
dc.subjectparticipaçãopt_PT
dc.subjecteducação de infânciapt_PT
dc.subjectlistening and dialoguept_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectappreciationpt_PT
dc.subjectparticipationpt_PT
dc.subjectearly childhood educationpt_PT
dc.titleO papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_Renata Pena.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: