Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Estágio_Renata Pena.pdf1.35 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório surge com a intenção de apresentar e refletir sobre a minha Prática Supervisionada ao longo dos vários contextos realizados em Creche e Jardim de Infância, no âmbito do mestrado em Pré-Escolar, as aprendizagens adquiridas no decorrer da prática profissional e, por último, o estudo alusivo ao tema “O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância”. No primeiro capítulo deste relatório é feita uma descrição dos estágios realizados, bem como das atividades implementadas. O segundo momento remete para a investigação sobre o tema referido anteriormente, tendo em conta os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadoras de infância e posteriormente analisadas e confrontadas com a análise documental, que me possibilitou comparar o discurso das entrevistadas com as opiniões dos autores estudados. A metodologia utilizada tem uma abordagem de pesquisa do tipo qualitativo, onde pretendo conhecer a conceção dos Educadores sobre processos de escuta e de diálogo, no desenvolvimento da prática pedagógica/educativa, saber qual a opinião dos educadores sobre a importância de dar voz às crianças para o seu sucesso educativo e ainda identificar exemplos de práticas que promovam a escuta e o diálogo. Os principais resultados mostram que todos os participantes valorizam a escuta e o diálogo enquanto processos facilitadores que permitem promover e avaliar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, beneficiando o planeamento e a (inter)ação educativa em que as leituras de histórias, canções, lengalengas, são processos incentivadores para o diálogo e desenvolvimento da linguagem.
The present report appears as a reflection of my Supervised Practice throughout the various contexts in kindergarten and nursery school, as part of the master's degree in Pre-School, the learning acquired during the professional practice and, finally, the study on the theme "The role of children's voice(s) in the processes of learning and development in the context of early childhood education". In the first chapter of this report, a description is made of the internships carried out, as well as the activities implemented. The second part refers to the research on the theme mentioned above, taking into account the data collected through semi-structured interviews with four kindergarten teachers and subsequently analyzed and compared with the documentary analysis, which allowed me to compare the speech of the interviewees with the opinions of the authors studied. The methodology used has a qualitative research approach, where I intend to know the educators' conceptions of listening and dialogue processes in the development of pedagogical/educational practice, find out what the educators' opinion is on the importance of giving voice to children for their educational success and also identify examples of practices that promote listening and dialogue. The main results show that all participants value listening and dialogue as facilitating processes that allow promoting and evaluating the development and learning of children, benefiting the planning and educational (inter)action in which readings of stories, songs, rhymes, are encouraging processes for dialogue and language development.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Keywords

escuta e diálogo aprendizagem valorização participação educação de infância listening and dialogue learning appreciation participation early childhood education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License