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Projeto de intervenção Comunitária “CO(m)VID(a)”: Educação para a Saúde sobre Covid-19, numa comunidade de etnia cigana

dc.contributor.authorFrazão, Inês
dc.contributor.authorReis, Alcinda
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria
dc.contributor.authorPascoal, Dina
dc.contributor.authorAlves, Catarina
dc.contributor.authorJorge, Mariana
dc.date.accessioned2022-03-09T16:27:44Z
dc.date.available2022-03-09T16:27:44Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.description.abstractIntrodução O conceito de populações vulneráveis, sociológica e antropologicamente, enquadra-se à sua situação de fragilidade humana, social e cultural, dificilmente procurando acesso aos cuidados de saúde. Dentro destas, estão as pessoas de etnia cigana, em que a não adesão à vacinação é uma situação preocupante. Foi implementado um Projeto de Intervenção Comunitária “CO(m)VID(a)” no sentido de aumentar a literacia em saúde dessas pessoas e promover a adesão à vacina contra Covid-19, para o bem-estar individual e comunitário. Objetivos Avaliar a implementação do Projeto de Intervenção Comunitária “CO(m)VID(a)”, desenvolvido durante os meses de outubro a novembro de 2021, numa comunidade cigana. Metodologia O enfermeiro comunitário desenvolveu o projeto “CO(m)VID(a)”, durante dois meses, numa comunidade de etnia cigana residente na área de abrangência da unidade de saúde. Foram realizadas pelo menos duas visitas domiciliárias às famílias dessa comunidade, antes e depois da sessão de Educação para a Saúde. A sessão realizada, enquanto estratégia de Promoção da Saúde, baseou-se na clarificação à comunidade sobre: a doença, a vacina e seus benefícios, salientando a proteção a nível individual e a nível coletivo (na comunidade); e sobre as desvantagens da não adesão à vacinação. Resultados e Discussão Participaram no projeto todos os ciganos elegíveis para a vacina da covid-19 (21 ciganos, 9 do sexo feminino e 12 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 18 e 79 anos. Nenhum estava vacinado contra a covid-19. Desses ciganos, 4 (19%) mencionaram já ter considerado a possibilidade de adesão à vacinação e 17 (81%) mencionaram que consideravam que não iam aderir à vacinação (opções associadas à variável nível de escolaridade). Dos ciganos que participaram no projeto, 19 (90,5%) responderam que a temática do Projeto foi pertinente, essencialmente porque os elucidou sobre a doença, benefícios da adesão à vacinação e desvantagens/riscos da não adesão. Na visita domiciliária realizada às famílias, após a sessão, 17 ciganos (81%) assumiram que iriam aderir à administração da vacina. Atualmente, pelos registos que constam no aplicativo informático, 16 ciganos (76,2%) aderiram à vacinação e outros 2 (9,5%) têm a vacina agendada. Conclusões Foi necessário ir ao encontro das pessoas ciganas, porque se elas não procuram os serviços de saúde, há que inverter o caminho e sermos nós, enfermeiros, a ir ter onde elas se encontram. O projeto evidenciou que o programa de Educação para a Saúde contribuiu para o aumento do nível da literacia em saúde e, consequentemente, para a adesão à vacinação contra a Covid-19. A intervenção do enfermeiro comunitário promoveu uma mudança positiva nesta comunidade. Os resultados do projeto foram partilhados com outros enfermeiros da comunidade, perspetivando-se que o mesmo seja implementado em outras comunidades ciganas e de outras etnias. Palavras-Chave: etnia cigana, enfermagem comunitária; vacinação; Covid-19 Keywords: gypsies; community nursing; vaccination; Covid-19. Referências Bibliográficas • Assunção, M. (2019). Estudo sobre os ciganos residentes em acampamentos na cidade de Évora. [Tese de Mestrado, Universidade Aberta]. Repositório Aberto da Universidade Aberta http://hdl.handle.net/10400.2/8536 • Nunes, M. (2016). Cartilha Metodológica do Planeamento em Saúde e as Ferramentas de Auxílio. Chiado Editora. • Silva, J. (2020). Mulheres ciganas e saúde: As implicações da espiritualidade/religiosidade nos cuidados de saúde Estudo Exploratório. [Tese de Mestrado, Universidade da Maia/Instituto Superior da Maia]. Repositório Cientifico do ISMAI http://hdl.handle.net/10400.24/1427 • Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública. Lidel-Edições Técnicas.pt_PT
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dc.identifier.citationFrazão, I., Reis, A., Figueiredo, M. C., Pascoal, D., Alves, C., Jorge, M., (2022, fevereiro 25-26).Projeto de intervenção Comunitária “CO(m)VID(a)”: Educação para a Saúde sobre Covid-19, numa comunidade de etnia cigana. Congresso Mais acesso, melhor saúde: capacitar populações vulneráveis. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Leiria. Portugalpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3905
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dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEtnia ciganapt_PT
dc.subjectEnfermagem comunitariapt_PT
dc.subjectVacinaçãopt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
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