Publication
O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Dias, Diana | |
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Martins, Maria Clara | |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T20:18:23Z | |
dc.date.available | 2025-07-29T20:18:23Z | |
dc.date.issued | 2016-01 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresenta-se uma pesquisa desenvolvida sobre o contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A definição da problemática emergiu das experiências vivenciadas na prática de ensino supervisionada por uma futura professora, que ao constatar que a educação em ciências e, em particular, a realização de atividades de investigação era pouco frequente, decidiu implementar este tipo de estratégia em contexto de estágio no 4.º ano do 1.º CEB, de forma a estudar as suas potencialidades, nomeadamente as vantagens da sua articulação com outras áreas de conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades de aprendizagem. Tratando-se de uma investigação de natureza qualitativa, para a recolha de dados recorreu-se à observação participante e à análise documental. Para iniciar a análise de dados considerou-se fundamental examinar o caráter investigativo das cinco atividades práticas implementadas, o contexto de aplicação e a articulação com outras áreas de conteúdo, para posteriormente confrontar com o desempenho dos alunos. Os resultados evidenciaram uma melhoria no preenchimento e uso correto dos guiões de registo das atividades práticas, na realização das tarefas que compreendem uma investigação, e na aprendizagem dos conteúdos. Em relação à interdisciplinaridade, os resultados indicam que, quando articulada com atividades significativas para os alunos, esta pode beneficiar o encadeamento das tarefas e fomentar o interesse durante as atividades. Os resultados apontam ainda para a evolução dos conhecimentos da futura professora sobre como planificar atividades práticas de cariz investigativo e interdisciplinar, e o papel do professor durante a sua implementação. Para o efeito, foi essencial a análise reflexiva das atividades implementadas e a identificação das dificuldades dos alunos. Este processo de ação/reflexão propiciou ainda a análise das suas próprias conceções acerca do ensino e da aprendizagem, contribuindo para a melhoria da sua prática profissional. | por |
dc.identifier.citation | Dias,D., Correia,M. & Martins,M.C. (2016). O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico. Revista da UIIPS, 4(1), 21p. . | |
dc.identifier.issn | 2182-9608 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5830 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS) | |
dc.relation.publisherversion | http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS/article/view/115 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Atividades de investigação; ensino de ciências; interdisciplinaridade; 1.º Ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.subject | ensino de ciências | |
dc.subject | interdisciplinaridade | |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
dc.title | O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | proceedings | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2016 | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | |
oaire.citation.issue | 1 | |
oaire.citation.startPage | 21 | pt_PT |
oaire.citation.title | CONGRESSO DA UIIPS “INVESTIGAÇÃO EM QUALIDADE DE VIDA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA” | |
oaire.citation.volume | 4 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Correia | |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Marisa | |
person.givenName | Maria Clara | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0689-8099 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication | ecdbe34a-09de-48a7-b71d-1c2d8f6d74b7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |