Publication
Conjunto de materiais: educação inclusiva. Módulo 3: gestão da educação inclusiva
dc.contributor.author | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Colaço, Susana | |
dc.contributor.author | Seixas, Sónia | |
dc.contributor.author | Silva, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2024-02-12T15:36:55Z | |
dc.date.available | 2024-02-12T15:36:55Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O Projeto Educação Inclusiva1 , coordenado pelo Ministério de Educação, através da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Inspeção-Geral da Educação e Ciência e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P., alicerça-se na qualidade e eficiên cia do sistema de educação e formação para a promoção do sucesso escolar, designadamente no que concerne aos instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva, e desenvolve-se em três eixos fundamentais: i. Produção de recursos de apoio à Educação Inclusiva – concebidos na ótica da capacitação de docentes para a reflexão, a tomada de decisão e a adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. Reforço do investimento na capacitação de docentes, incluindo, naturalmente, os que pre sentemente desempenham funções de administração e coordenação, e outros agentes edu cativos e sociais, em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas; iii. Acompanhamento e apoio de (e à) proximidade entre escolas e comunidades, através de pro jetos de investigação-ação a desenvolver nas escolas, sendo, numa primeira fase, dedicados à elaboração e aplicação de guias de reflexão sobre Educação Inclusiva e, numa segunda fase, ao planeamento, intervenção e monitorização em áreas identificadas pelas comunidades educa tivas e locais como deficitárias no âmbito da equidade e inclusão em educação. O Conjunto de Materiais apresentados neste terceiro e-book enquadra-se, pois, no ponto i) Produção de re cursos de apoio à Educação Inclusiva e procura gerar reflexão e iniciativas concretas de ação e envolvimento de diferentes interlocutores das comunidades educativas, através de lentes multidimensionais correspon dentes aos pontos de vista e experiências de que são portadores (Brussino, 2021; Cerna et al., 2021). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Piscalho,I., Colaço,S., Seixas,S. & Silva, F. (2022). Conjunto de materiais: educação inclusiva. Módulo 3: gestão da educação inclusiva. Ministério da Educação /Direção-Geral da Educação . ISBN 978-972-742-522-8 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-742-522-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4755 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Ministério da Educação /Direção-Geral da Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ebooks/desenho-universal-para-a-aprendizagem.pdf | pt_PT |
dc.subject | ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | materiais pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Conjunto de materiais: educação inclusiva. Módulo 3: gestão da educação inclusiva | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Piscalho | |
person.familyName | Colaço | |
person.familyName | Fernandes Borges Pena Seixas | |
person.familyName | Dos Santos da Silva | |
person.givenName | Isabel | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Sónia Isabel | |
person.givenName | Francisco António | |
person.identifier.ciencia-id | 9516-A381-685C | |
person.identifier.ciencia-id | 2C1B-ABB4-13B2 | |
person.identifier.ciencia-id | D813-882D-0810 | |
person.identifier.ciencia-id | 561B-A2EF-C92A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2484-5775 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1542-6314 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9635-6321 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9742-7339 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e | |
relation.isAuthorOfPublication | 453e4985-abd0-414f-9ba8-d72f907fa6a4 | |
relation.isAuthorOfPublication | 69053256-0c41-401a-b9ff-4919dd217a0d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 69053256-0c41-401a-b9ff-4919dd217a0d |