Repository logo
 
Publication

As atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCavadas, Bento
dc.contributor.authorMartins, Telma Cristina Carvalho
dc.date.accessioned2018-07-05T16:49:26Z
dc.date.available2018-07-05T16:49:26Z
dc.date.issued2018-03-21
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na Parte I apresenta-se a reflexão sobre as experiências pedagógicas mais importantes realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na Parte II é apresentado um estudo sobre as atividades Outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma de 5.º ano. O objetivo foi planificar e implementar uma atividade outdoor no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e avaliar os seus contributos para as aprendizagens dos alunos. O guião da atividade foi o principal instrumento de recolha de dados utilizado. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Através dos resultados constatou-se que conseguiram atingir a maioria dos objetivos de aprendizagem, verificando-se uma elevada taxa de sucesso, evidenciando que esta atividade outdoor contribuiu para a construção do seu conhecimento. O feedback dos alunos mostrou a sua motivação e interesse em aprender em contacto com a natureza.pt_PT
dc.description.abstractThis final report is organized in two parts. In Part I the most important pedagogical experiences during the Supervised Teaching Practice are presented. In Part II, it is presented a study about Outdoor activities as a teaching-learning strategy in Science in Primary Education- Key Stage 2, developed in a 5th grade class. The purpose of this study was to plan and implement an outdoor activity, in the Natural Park of Serras de Aire e Candeeiros, and to evaluate it’s contribute to the students’ learning. The activity’s guideline was the main data collector’s instrument. Data was quantitatively and qualitatively analysed. Through the obtained results with it was verified that they were able to achieve the proposed aims, and a high success rate was observed, evidencing that this outdoor activity contributed to the students’ knowledge construction. Students’ feedback shows their motivation and interest in learning in contact with the natural environment.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn201897261
dc.identifier.other201897261
dc.identifier.tid201897261
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2270
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectatividades outdoorpt_PT
dc.subjectciências naturaispt_PT
dc.subjectprática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subject2º Ciclopt_PT
dc.subjectkey stage 2pt_PT
dc.subjectoutdoor activitiespt_PT
dc.subjectsciencept_PT
dc.subjectsupervised teaching practicept_PT
dc.titleAs atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As atividades Outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico.pdf
Size:
3.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: