Repository logo
 
Publication

Critérios de decisão de compra do consumidor de vinho no retalho

dc.contributor.advisorPinho, Luis Fé de
dc.contributor.authorPronto, Pedro José Borgas
dc.date.accessioned2016-03-18T11:04:57Z
dc.date.available2016-03-18T11:04:57Z
dc.date.issued2016-02-17
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2016pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação pretende determinar os atributos do vinho com maior influência no processo de escolha do consumidor, ao adquirir uma garrafa num supermercado ou loja de vinhos, assim como perceber se as características sociodemográficas dos consumidores influenciam as suas preferências no processo de escolha. Questão de pesquisa: Quais são os atributos do vinho com a maior influência no processo de escolha do consumidor? A metodologia consistiu numa pesquisa on-line de 241 consumidores de vinho, utilizando como ferramenta a escala Best-Worst (BW). O estudo considera 13 atributos de vinhos selecionados a partir da revisão de literatura. Os atributos mais relevantes que condicionam os consumidores portugueses incidem em, "Ter previamente provado o vinho; "origem do vinho. São considerados menos importantes, a produção biológica; rótulo / garrafa atraente".Os resultados mostram que a questão de pesquisa foi respondida e os objetivos foram cumpridos. Finalmente, pode-se concluir que estes resultados contribuem para um maior conhecimento de Portugal no processo de compra dos consumidores de vinho, que pode ser utilizado por empresas produtoras de vinho em estratégias de marketing.pt_PT
dc.identifier.citationPronto, P (2016). Critérios de decisão de compra do consumidor de vinho no retalho (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém, Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10400.15/1404>pt_PT
dc.identifier.tid201150131
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1404
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAtributos do vinhopt_PT
dc.subjectEscolha do consumidorpt_PT
dc.subjectCaracterísticas sociodemográficaspt_PT
dc.subjectBest-worstpt_PT
dc.titleCritérios de decisão de compra do consumidor de vinho no retalhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PedroJoseBorgasPronto_Mestrado_MK.pdf
Size:
2.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: