Repository logo
 
Publication

Como conseguir educação inclusiva através das práticas - perspetivas de docentes

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorSá, Ana Isabel Mendonça de
dc.date.accessioned2017-08-14T09:03:18Z
dc.date.available2017-08-14T09:03:18Z
dc.date.issued2015-05-14
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório é a compilação de todas as experiências e aprendizagens obtidas ao longo de todo o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e é constituído por duas partes distintas. Na primeira parte encontra-se a retrospetiva dos contextos onde decorreram os estágios, a autoavaliação do percurso de desenvolvimento profissional, assim como uma pequena síntese do percurso investigativo. Na segunda parte é exposto todo o processo investigativo sobre “Quais as perspetivas sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente, segundo professores do 1º ciclo do ensino regular e docentes de educação especial”, no qual se pretende compreender e conhecer a perspetiva dos docentes de ensino regular e dos docentes de educação especial face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em salas de ensino regular, assim como os benefícios e os inconvenientes, decorrentes da mesma, para os intervenientes no processo. Para que isto fosse possível, procedeu-se à entrevista de oito docentes, escolhidas intencionalmente quatro de cada vertente do ensino. Posteriormente foram analisadas todas as respostas, de modo a poder comparar a teoria existente sobre o tema, com a prática e as perspetivas das docentes. Finalmente tecem-se as considerações finais e apresenta-se a reflexão de todo o trabalho desenvolvido.pt_PT
dc.description.abstractThis report is a compilation of all experiences and learning obtained throughout the master's degree in Preschool Education and first cycle of basic education teaching, and consists in two distinct parts. The first part is the retrospective of the contexts where the internships took place, the self-assessment of professional development pathway, as well as a small investigative path synthesis. In the second part is exposed the entire investigative process about the "What are the perspectives for the inclusion of children with special permanent education needs, according with the first grade teacher education and special education teachers perspectives”, in which seeks to understand and understand the perspective of regular education teachers and special education teachers regarding the inclusion of children with special educational needs in regular education classrooms, as well as the benefits and inconveniences, arising from it, to those involved in the process. To make this possible, he proceeded to interview eight teachers, chosen intentionally four each strand of education. Later they analyzed all the answers in order to be able to compare the existing theory on the subject, with practice and perspectives of teachers. Finally they weave the final considerations and presents the reflection of all the work developed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201125501
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1831
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectperspetivas de professorespt_PT
dc.subjectspecial educational needspt_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.subjectteachers perspectivespt_PT
dc.titleComo conseguir educação inclusiva através das práticas - perspetivas de docentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio_versao_FINAL.pdf
Size:
705.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: