Repository logo
 
Publication

As potencialidades da abordagem STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciências

dc.contributor.advisorBrito, Clara
dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorBotelho, Christina Teves
dc.date.accessioned2021-02-15T00:43:37Z
dc.date.available2021-02-15T00:43:37Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractCom o presente Relatório Final de Estágio, para a obtenção de grau de mestre, pretende-se apresentar as experiências vividas, observadas e analisadas ao longo do Mestrado em Ensino de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.ºCEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básica (2.º CEB), tal como o trabalho desenvolvido e as aprendizagens adquiridas nas diversas práticas educativas supervisionadas realizadas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico de onde destacamos a abordagem às STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciências, nomeadamente o resultado do estudo, investigação na prática pedagógica e respetivas conclusões. No primeiro capítulo é possível encontrar a contextualização de cada prática educativa supervisionada ao nível das caracterizações das instituições, caracterizações dos grupos e das planificações elaboradas e implementadas, apresentando algumas situações vivenciadas na prática, referentes ao processo de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos e à gestão dos diferentes grupos intervenientes. No segundo capítulo, de modo a dar resposta às questões investigativas, estão presentes os resultados de pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que estudam individualmente e/ou relacionam as áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística e refletem sobre a sua importância, uma vez que completam o sucesso de desenvolvimento dos alunos, bem como autores que investigaram as potencialidades das CTEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática). A pesquisa desenvolvida pretende tentar perceber a importância da relação das áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística, as vantagens e dificuldades das aplicações CTEAM e o seu impacto nos alunos de 1.º e 2.º CEB. Os resultados do estudo, foram algo conclusivos para as questões da investigação, verificando-se os aspetos positivos e menos positivos da aplicação de metodologias que articulam os diferentes campos de conhecimentos, levando a uma maior compreensão e interpretação da necessidade da relação das diversas áreas para o desenvolvimento dos alunos. O presente relatório termina com uma reflexão global sobre o meu próprio desenvolvimento profissional ao longo de todo o meu percurso académico, realçando o do curso de Mestrado em ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractWith this final internship report, in order to obtain a master's degree, it is intended to present the experiences lived, observed and analyzed throughout the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB) and Mathematics and Science Natural in the 2nd Cycle of Basic Education (2nd CEB), as well as the work developed and the learning acquired in the various supervised educational practices carried out in the context of the 1st Cycle of Basic Education and in Mathematics and Science in the context of the 2nd Basic Education Cycle where we highlight the STEAM approach in the articulated construction of knowledge in the arts and sciences in students, namely the result of the study, research in pedagogical practice and respective conclusions. In the first chapter, it is possible to find the contextualization of each supervised educational practice at the level of the characterizations of the institutions, characterizations of the groups and of the plans developed and implemented, presenting some situations experienced in practice, referring to the teaching and learning process of certain contents and to the management different stakeholder groups. In the second chapter, in order to answer the investigative questions, the results of research and readings based on reference authors who study individually and / or relate the disciplinary areas of Sciences and Artistic Education and reflect on its importance, are present, since that complete the students' development success, as well as authors who investigated the potentialities of STEAM (Sciences, Technologies, Engineering, Arts and Mathematics). The research developed intends to try to understand the importance of the relationship between the disciplinary areas of Science and Artistic Education, the advantages and difficulties of STEAM applications and its impact on 1st and 2nd CEB students. The results of the study, were somewhat conclusive for the research questions, verifying the positive and less positive aspects of the application of methodologies that articulate the different fields of knowledge, leading to a greater understanding and interpretation of the need for the relationship of the different areas for student development. This report ends with a global reflection on my own professional development throughout my academic career, highlighting that of the master's course in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202635600
dc.identifier.tid202635600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3343
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectciênciaspt_PT
dc.subjectartespt_PT
dc.subjectSTEAMpt_PT
dc.subjectarticulação curricularpt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.subjectsciencespt_PT
dc.subjectartpt_PT
dc.subjectcurricular articulationpt_PT
dc.titleAs potencialidades da abordagem STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio Christina Botelho_M1MCN.pdf
Size:
11.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format