Repository logo
 
Publication

Educação Inclusiva: a importância de aprender no espaço exterior

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorCarrilho, Mariana Ferreira Canilhas Peliquito
dc.date.accessioned2022-05-07T21:45:45Z
dc.date.available2022-05-07T21:45:45Z
dc.date.issued2022-04-18
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte do relatório corresponde à caracterização e reflexão sobre as experiências adquiridas nos vários contextos da prática profissional, nomeadamente, em creche, no jardim de infância e em duas turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 4.º anos de escolaridade). A segunda parte foca-se na componente investigativa, expondo um exercício de natureza qualitativa centrado na análise de perspetivas de especialistas obtidas através de entrevistas semidiretivas sobre educação inclusiva e nas potenciais aprendizagens que o exterior pode promover nas primeiras idades. Os resultados indicam que, efetivamente, o exterior é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, sobretudo, através da exploração e do contacto direto com elementos da natureza. O exterior é realmente um espaço promotor da educação inclusiva das crianças, com ou sem necessidades educativas específicas, contribuindo para o seu desenvolvimento a nível de coordenação motora, cooperação entre pares e competências sociais. Verificou-se, também, que existem algumas barreiras a ultrapassar visto que existe muita proteção das crianças por parte das famílias e alguma resistência por parte de alguns profissionais de educação.pt_PT
dc.description.abstractThis report was written as part of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém. The first part of the report corresponds to the characterization and reflection on the experiences acquired in the various contexts of professional practice, namely, in kindergarten, nursery school, and in two 1st cycle classes (1st and 4th grade). The second part focuses on the investigative component, presenting a qualitative exercise focused on the analysis of experts' perspectives obtained through semi-directive interviews on inclusive education and the potential learning that the outside can promote in the early years. The results indicate that, effectively, the outdoors is fundamental in the child's learning and development process, especially through exploration and direct contact with elements of nature. The outdoors is really a space that promotes inclusive education for children, with or without specific educational needs, contributing to their development in terms of motor coordination, cooperation among peers and social skills. It was also found that there are some barriers to overcome as there is a lot of protection of children by families and some resistance from some education professionals.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203006305
dc.identifier.tid203006305
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3971
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação inclusivapt_PT
dc.subjectpapel do docentept_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectinclusive educationpt_PT
dc.subjectteacher rolept_PT
dc.subjectouter spacept_PT
dc.subjectpre-school educationpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.titleEducação Inclusiva: a importância de aprender no espaço exteriorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_Mariana Carrilho.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format