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Digital Resources in Education - a master program in b-Learning

dc.contributor.authorLoureiro, Ana
dc.date.accessioned2020-02-01T16:55:42Z
dc.date.available2020-02-01T16:55:42Z
dc.date.issued2019-12-09
dc.description.abstractPara serem eficazes no séc. XXI, os cidadãos devem ser portadores de competências funcionais e de pensamento crítico relacionadas com a informação, os media e a tecnologia (P21, 2016). Para a UNESCO (2017), a capacitação dos cidadãos através da informação e da literacia mediática é um pré-requisito importante para promover o acesso equitativo à informação e ao conhecimento e construir sociedades de conhecimento inclusivas. Esta capacitação pode começar no seio familiar, mas também, e fundamentalmente, em contexto escolar. Dos estudantes de hoje em dia espera-se que possuam competências ao nível do Pensamento Crítico, da Criatividade, da Literacia Mediática, da Comunicação, da Literacia Informacional e da Colaboração, competências estas previstas em grande parte no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. De acordo com este princípio é importante que a Escola esteja capacitada para dar resposta a este desafio e o pessoal docente seja digitalmente competente conforme define o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). O DigCompEdu (Redecker e Punie, 2017) define vinte e duas competências organizadas em seis áreas: compromisso profissional, recursos digitais, ensino e aprendizagem, avaliação, capacitação de alunos e facilitação das competências digitais dos alunos. Importa salientar que o objetivo não são as competências técnicas, mas sim a forma como as tecnologias digitais podem ser usadas para potenciar a inovação educacional. O reforço de competências digitais dos professores é, hoje em dia, de maior importância como contributo para o perfil de saída do aluno à saída da escolaridade obrigatória. A sociedade digital pressupõe o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos. Procurando dar resposta a este desafio a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém apresenta um mestrado na área de Recursos Digitais em Educação, cuja metodologia de trabalho das Unidades Curriculares (U.C.) é em blended learning. Esta modalidade de aprendizagem combina uma abordagem online e uma abordagem presencial (Heinze e Procter, 2004), em que os tempos passados em espaço físico de sala de aula são menores, combinando, assim, as oportunidades de eficácia e socialização proporcionadas pela sala de aula com as possibilidades de aprendizagem facilitadas pelas tecnologias e ambientes online. Neste poster iremos dar a conhecer a prática pedagógica implementada nas U.C. de Recursos Educativos Digitais I e II e Metodologias de Investigação, onde se recorreu a metodologias ativas de aprendizagem que combinam estratégias de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem através de workshops e seminários. Iremos apresentar como foram implementadas as estratégias relacionadas com os workshops e seminários e a sua importância para atingir os objetivos de aprendizagem definidos para as U.C. em particular e para o curso em geral. Entendemos que os workshops e seminários são de importância crucial uma vez que permitem aos estudantes o contacto com especialistas de uma determinada área core de formação do curso, facilitam os saberes partilhados e a promoção do conhecimento coletivo. Entendemos que esta metodologia vai ao encontro dos pressupostos do quadro teórico do conetivismo, em que quanto mais ampla for a rede de contatos, a um maior leque de informação se poderá aceder. Estas sessões querem-se interativas, colaborativas, atrativas e ativas, onde os estudantes têm oportunidade de interagir com os especialistas convidados, questionando, partilhando, construindo conhecimento a partir das informações veiculadas e dos recursos educativos explorados. Tal como Palloff e Pratt (2005), consideramos que os principais benefícios de uma aprendizagem colaborativa são: o desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico; a co-criação de conhecimento e de significado; a reflexão; e a aprendizagem transformativa. No ano letivo 2018/2019 tivemos as seguintes temáticas: - Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem; - Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos; - Ferramentas Digitais no Ensino - A criação de jogos educativos e o desenho de aprendizagem através de apps móveis; - Jogos Digitais, Cognição e Aprendizagem; - Metodologias de Investigação: uma visão geral; - Gestão de Referências Bibliográficas: Mendeley; - Um brinquedo interativo baseado em Arduino - recurso de apoio na educação da CTEM; - Percursos de investigação: experiências e aprendizagens partilhadas. De referir que as sessões presenciais são abertas à comunidade, porque nos norteamos pela premissa de que partilhar é, provavelmente, a característica mais básica da educação: a educação é partilhar conhecimentos, ideias e informações com os outros; construindo novos conhecimentos, habilidades, ideias e compreensão. Defendemos que todos os cidadãos devem ter acesso a experiências e recursos educacionais de alta qualidade, contribuindo assim para este bem comum e para uma sociedade mais informada, baseada no conhecimento. A avaliação desta prática pedagógica, decorrente da análise exploratória, revela a superação dos desafios trazidos por uma experiência pedagógica inovadora num curso de mestrado em blended-learning, resultando em aprendizagens significativas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2824
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectrecursos digitais em educaçãopt_PT
dc.subjectliteracia digitalpt_PT
dc.subjectrecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectblended learningpt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.titleDigital Resources in Education - a master program in b-Learningpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Algarve, Faro, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleVIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior. Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior: um balanço.pt_PT
person.familyNameCristina Castro Loureiro
person.givenNameAna
person.identifierA-4104-2012
person.identifier.ciencia-id9E13-E4A0-3ABE
person.identifier.orcid0000-0003-1322-3070
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206
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