Publication
Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).
dc.contributor.author | Jorge, Noémia | |
dc.contributor.author | Cardoso, Inês | |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T15:17:24Z | |
dc.date.available | 2023-03-09T15:17:24Z | |
dc.date.issued | 2022-07 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, na disciplina de Português, o ensino da leitura, da oralidade e da escrita tem sido orientado por abordagens metodológicas que valorizam a dimensão processual (Coelho et al., 2001/2002; Reis, 2009; Buescu et al., 2012, 2015; Buescu et al., 2014, ME-DGE, 2018) e progressivamente mediadas pela noção de género textual (Buescu et al., 2012, 2015; Buescu et al. 2014; ME-DGE, 2018). Esta orientação não será alheia a uma crescente investigação e formação em Didática (Pereira & Cardoso, 2013a), em que se tem assistido à testagem, implementação e adaptação de dispositivos didáticos que contribuam para o desenvolvimento das capacidades de compreensão e de produção textuais dos alunos do ensino básico e secundário, tendo em conta quer a dimensão processual da leitura, da oralidade e da escrita, quer a noção de género textual. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Jorge, N. & Cardoso, I. (2022). Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Simpósio “Dispositivos didáticos para a produção de textos (orais e escritos)”, coordenado por Paula Cristina Ferreira, no 2nd International Congress on 21st Century Literacies. 7-8 de julho. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54983-9-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4340 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
dc.subject | dispositivos didáticos | pt_PT |
dc.subject | géneros textuais | pt_PT |
dc.subject | interacionismo sociodiscursivo | pt_PT |
dc.subject | ISD | pt_PT |
dc.title | Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 48 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 46 | pt_PT |
oaire.citation.title | 2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts | pt_PT |
person.familyName | Almeida Cardoso | |
person.givenName | Maria Inês | |
person.identifier.ciencia-id | F212-7DB4-E007 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2687-2424 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- ISD_Dispositivos_didaticos__Simposio_Santarem_NJorge_ICardoso_29mai.pdf
- Size:
- 251.24 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: