Repository logo
 
Publication

Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

dc.contributor.authorJorge, Noémia
dc.contributor.authorCardoso, Inês
dc.date.accessioned2023-03-09T15:17:24Z
dc.date.available2023-03-09T15:17:24Z
dc.date.issued2022-07
dc.description.abstractNas últimas décadas, na disciplina de Português, o ensino da leitura, da oralidade e da escrita tem sido orientado por abordagens metodológicas que valorizam a dimensão processual (Coelho et al., 2001/2002; Reis, 2009; Buescu et al., 2012, 2015; Buescu et al., 2014, ME-DGE, 2018) e progressivamente mediadas pela noção de género textual (Buescu et al., 2012, 2015; Buescu et al. 2014; ME-DGE, 2018). Esta orientação não será alheia a uma crescente investigação e formação em Didática (Pereira & Cardoso, 2013a), em que se tem assistido à testagem, implementação e adaptação de dispositivos didáticos que contribuam para o desenvolvimento das capacidades de compreensão e de produção textuais dos alunos do ensino básico e secundário, tendo em conta quer a dimensão processual da leitura, da oralidade e da escrita, quer a noção de género textual.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, N. & Cardoso, I. (2022). Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Simpósio “Dispositivos didáticos para a produção de textos (orais e escritos)”, coordenado por Paula Cristina Ferreira, no 2nd International Congress on 21st Century Literacies. 7-8 de julho.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54983-9-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4340
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.subjectdispositivos didáticospt_PT
dc.subjectgéneros textuaispt_PT
dc.subjectinteracionismo sociodiscursivopt_PT
dc.subjectISDpt_PT
dc.titleDispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.startPage46pt_PT
oaire.citation.title2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstractspt_PT
person.familyNameAlmeida Cardoso
person.givenNameMaria Inês
person.identifier.ciencia-idF212-7DB4-E007
person.identifier.orcid0000-0003-2687-2424
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ISD_Dispositivos_didaticos__Simposio_Santarem_NJorge_ICardoso_29mai.pdf
Size:
251.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: