Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
804.31 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os modelos incluem representações diversas de objetos, abstrações, sistemas e partes de
sistemas, entidades, relacionamentos entre entidades, eventos, comportamentos ou processos. A modelação é relevante na educação em ciências dos futuros professores porque, através da concretização dessa abordagem educativa ativa, os seus alunos terão a oportunidade de criar, explicar, utilizar e criticar modelos de conceitos e processos científicos para comunicar as
suas ideias, resolver problemas e desenvolver explicações. A literatura também salienta que é importante que
os estudantes em formação inicial de professores vivenciem práticas interdisciplinares entre a
matemática e as ciências nos seus cursos. Nesse sentido, no âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais I e Didática da Matemática I do curso de Mestrado em Ensino do 1 º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2 º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, foi concretizada a proposta de trabalho interdisciplinar designada CreativeLab_Sci&Math Modelação de rochas. O trabalho das futuras professoras foi orientado por um guião organizado nas seguintes secções: i) criação do modelo de uma rocha (granito); ii) reflexão didática sobre a modelação de uma rocha.
Este póster apresenta a sequência didática vivenciada pelas professoras em formação inicial, com
foco no processo de construção do modelo de uma rocha e na discussão das oportunidades de
ensino das ciências e da matemática resultantes do trabalho realizado.
Description
Keywords
modelo ciências naturais matemática rochas geometria e medida