Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
286.07 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto IRRESISTIBLE (EU-FP7) envolveu professores, alunos e a população no processo de Investigação e Inovação Responsáveis (IIR) sobre controvérsias sociocientíficas mediante uma abordagem por indagação. Em Portugal, uma das etapas desta abordagem pretendia capacitar os participantes para a realização de exposições interativas como forma de ação sociopolítica sobre os temas abordados. Este estudo de caso, centrado numa turma de formação inicial de Professores de Educação Básica, procurou compreender o impacto da realização de uma exposição científica sobre Geoengenharia Climática na capacitação dos participantes para a ação sociopolítica. Os dados obtidos por entrevista, questionário e observação evidenciaram impactos da iniciativa ao nível da informação sobre esta controvérsia e da predisposição para a ação sociopolítica das futuras professoras.
Description
Keywords
Ação sociopolítica controvérsias sociocientíficas exposição científica formação inicial de professores investigação e inovação responsávei
Citation
Linhares, E., & Reis, P. (2018). Exposição científica interativa sobre a investigação e inovação responsáveis no âmbito da Geoengenharia Climática: uma iniciativa de ação sociopolítica desenvolvida por futuras professoras. In Martínez, L. C., & García B. S. (eds). 28º Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales. Iluminando el cambio educativo (pp. 1325-1329). Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións.
Publisher
Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións