Repository logo
 
Publication

Reforma do ensino médio no Brasil, a regra e o jogo: estudo de caso no Campus Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasília

dc.contributor.advisorMarques, Ramiro
dc.contributor.advisorFeijó, Glauco Vaz
dc.contributor.authorRoen, Robson Bastos
dc.date.accessioned2020-02-10T17:58:39Z
dc.date.available2020-02-10T17:58:39Z
dc.date.issued2020-01-21
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação/Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractO presente Trabalho de Projeto tem como fulcro questões pertinentes a Reforma do Ensino Médio, presentes na Lei 13.415/17, sancionada em 16 de fevereiro de 2017 e que teve como origem a Medida Provisória – MP- 746/2016, apelidada de Reformulação do Ensino Médio, aprovada no dia 08 de fevereiro do mesmo ano, por meio do Projeto de Lei de Conversão – PLC -34/2016, tendo como condição de implementação, aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Essa reforma tem cinco itinerários formativos, tendo sido destacado nesse trabalho o FTP – Formação Técnica Profissional – por meio de Estudo de Caso, em turma de Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – CTIIEM – do Campus Brasília – CBRA, do Instituto Federal de Brasília – IFB. Essa turma foi acompanha desde 2015 até 2017, por meio de diferentes bancos de dados, análise de Atas de Colegiado, com a finalidade de se fazer uma proposta de intervenção para maior eficácia de cursos dessa modalidade nesse e em outros campi dos Institutos federais, independentemente da efetivação da Reforma do Ensino Médio.pt_PT
dc.description.abstractThe present Work Project has as its core issues pertinent to the Reform of Secondary Education, present in Law 13.415 / 17, sanctioned on February 16, 2017 and that had as its origin the Provisional Measure - MP-746/2016, dubbed the Reformulation of Education Which was approved on February 8 of the same year, through the Conversion Law Project - PLC -34 / 2016, with the condition of implementation, of the National Curricular Common Base - BNCC. This reform has five training courses, and in this work the FTP - Professional Technical Training - was highlighted by means of a Case Study, in a group of Technical Course in Informatics Integrated to High School - CTIIEM - Campus Brasília - CBRA, Federal Institute of Brasília - IFB. This group was monitored from 2015 to 2017, through different databases, analysis of Collegiate Minutes, with the purpose of making a proposal for intervention for greater effectiveness of courses of this modality in this and other campuses of the federal Institutes, regardless of the effectiveness of the Reform of Secondary Education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202384195
dc.identifier.tid202384195
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2829
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectreforma do ensino médiopt_PT
dc.subjectintervençãopt_PT
dc.subjectcurso técnico em informática integrado ao ensino médiopt_PT
dc.subjecthigh school reformpt_PT
dc.subjectinterventionpt_PT
dc.subjecttechnical course in computer science integrated to high schoolpt_PT
dc.titleReforma do ensino médio no Brasil, a regra e o jogo: estudo de caso no Campus Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasíliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versão Final Mestrado Roen.pdf
Size:
1.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: