Publication
Reforma do ensino médio no Brasil, a regra e o jogo: estudo de caso no Campus Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasília
dc.contributor.advisor | Marques, Ramiro | |
dc.contributor.advisor | Feijó, Glauco Vaz | |
dc.contributor.author | Roen, Robson Bastos | |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T17:58:39Z | |
dc.date.available | 2020-02-10T17:58:39Z | |
dc.date.issued | 2020-01-21 | |
dc.description | Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Projeto tem como fulcro questões pertinentes a Reforma do Ensino Médio, presentes na Lei 13.415/17, sancionada em 16 de fevereiro de 2017 e que teve como origem a Medida Provisória – MP- 746/2016, apelidada de Reformulação do Ensino Médio, aprovada no dia 08 de fevereiro do mesmo ano, por meio do Projeto de Lei de Conversão – PLC -34/2016, tendo como condição de implementação, aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Essa reforma tem cinco itinerários formativos, tendo sido destacado nesse trabalho o FTP – Formação Técnica Profissional – por meio de Estudo de Caso, em turma de Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – CTIIEM – do Campus Brasília – CBRA, do Instituto Federal de Brasília – IFB. Essa turma foi acompanha desde 2015 até 2017, por meio de diferentes bancos de dados, análise de Atas de Colegiado, com a finalidade de se fazer uma proposta de intervenção para maior eficácia de cursos dessa modalidade nesse e em outros campi dos Institutos federais, independentemente da efetivação da Reforma do Ensino Médio. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present Work Project has as its core issues pertinent to the Reform of Secondary Education, present in Law 13.415 / 17, sanctioned on February 16, 2017 and that had as its origin the Provisional Measure - MP-746/2016, dubbed the Reformulation of Education Which was approved on February 8 of the same year, through the Conversion Law Project - PLC -34 / 2016, with the condition of implementation, of the National Curricular Common Base - BNCC. This reform has five training courses, and in this work the FTP - Professional Technical Training - was highlighted by means of a Case Study, in a group of Technical Course in Informatics Integrated to High School - CTIIEM - Campus Brasília - CBRA, Federal Institute of Brasília - IFB. This group was monitored from 2015 to 2017, through different databases, analysis of Collegiate Minutes, with the purpose of making a proposal for intervention for greater effectiveness of courses of this modality in this and other campuses of the federal Institutes, regardless of the effectiveness of the Reform of Secondary Education. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 202384195 | |
dc.identifier.tid | 202384195 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2829 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | reforma do ensino médio | pt_PT |
dc.subject | intervenção | pt_PT |
dc.subject | curso técnico em informática integrado ao ensino médio | pt_PT |
dc.subject | high school reform | pt_PT |
dc.subject | intervention | pt_PT |
dc.subject | technical course in computer science integrated to high school | pt_PT |
dc.title | Reforma do ensino médio no Brasil, a regra e o jogo: estudo de caso no Campus Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasília | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |