Repository logo
 
Publication

Visão e estratégia de uma Escola Secundária na implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

dc.contributor.advisorColaço, Susana
dc.contributor.authorSantos, Lúcia Helena de Figueiredo da Cunha
dc.date.accessioned2024-04-21T20:02:17Z
dc.date.available2024-04-21T20:02:17Z
dc.date.issued2024-03-20
dc.descriptionMestrado em Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractCom este trabalho pretende-se realizar um estudo sobre a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), tendo por base a realidade desta problemática numa escola secundária, no que diz respeito à informação e conceção que o corpo docente e os discentes têm sobre o tema. Deseja-se perceber a realidade da escola em estudo, uma escola secundária do distrito de Santarém, no que concerne à visão e implementação do PASEO. utiliza-se uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa com um design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevistas aos vários agentes educativos considerados relevantes para o presente estudo, Diretor da escola, Diretores de Turma e alunos. Os resultados evidenciam que, relativamente ao conhecimento do documento em questão, este não é algo novo para todos os entrevistados, apesar de alguns alunos não o terem lido ou o conheçam apenas de uma forma superficial. Os Diretores de Turma e o Diretor da Escola mostram-se conscientes dos tempos de mudança que a sociedade atravessa e que a escola pública está a enfrentar, apesar de alguns afirmarem que a escola atual ainda é muito semelhante à do passado. Os Diretores de Turma também sentem necessidade de introduzir na prática letiva atividades motivadoras que contribuam para um crescimento autónomo e responsável dos alunos, cujo foco se prende com a alteração de estratégias mais motivadoras que lhes permitam o desenvolvimento de uma cidadania ativa.pt_PT
dc.description.abstractWith this work we intend to carry out a study on the implementation of the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling (PASEO), based on the reality of this problem in a secondary school, regarding the information and conception that the teaching staff and students have on the topic. The aim is to understand the reality of the school under study, a secondary school in the district of Santarém, regarding the vision and implementation of PASEO. a methodological approach of a descriptive and interpretative nature is used with a case study design. Data were collected through interviews with various educational agents considered relevant to the present study, School Director, Class Directors, and students. The results show that, regarding knowledge of the document in question, it is not something new for all interviewees, although some students have not read it or know it only superficially. The Class Directors and the School Director are aware of the changing times that society is going through and that public schools are facing, despite some claiming that the current school is still very similar to that of the past. Class Directors also feel the need to introduce motivating activities into teaching practice that contribute to the autonomous and responsible growth of students, whose focus is on changing more motivating strategies that allow them to develop active citizenship.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203588126
dc.identifier.tid203588126
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4804
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectperfil dos alunospt_PT
dc.subjectconhecimentospt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectstudent profilept_PT
dc.subjectknowledgept_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleVisão e estratégia de uma Escola Secundária na implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho Projeto_MAE_Lúcia_Figueiredo.pdf
Size:
908.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: