Repository logo
 
Publication

Géneros discursivos e curricula

dc.contributor.authorAvelar, António
dc.date.accessioned2011-08-25T13:01:35Z
dc.date.available2011-08-25T13:01:35Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractNeste artigo, é revisitado o texto dos Programas de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), Ministério da Educação, DGIDC, Março de 2009, da perspectiva dos géneros (discursivos): da sua presença/ausência nos programas, da sua enunciação programática, das suas implicações e aplicabilidade. É feito um balanço global do modo como os PPEB propõe o desenvolvimento ontogénico dos tipos de texto em presença; a progressão e a transversalidade sugeridas. São identificadas algumas omissões no que diz respeito, designadamente, à articulação ente os “descritores de desempenho” dos três ciclos e os pontos do programa que os enquadram. Reconhecendo alguma duplicidade quanto ao entendimento (filosófico) sobre o conceito de língua em presença, avalia-se a interferência desta ambiguidade na gestão dos conteúdos disciplinares e extradisciplinares. Serão fornecidas referências sobre curricula/programas de orientação textual (genológica) em vigor noutros sistemas educativos, cuja formulação mereça destaque e que tenham já recebido boa avaliação internacional. - The text of Programas de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), Ministério da Educação, DGIDC, march 2009, is examined in this paper, considering speech genre: its presence/lack in the programs, its programmatic enunciation, implication and applicability. A global appreciation how PPEB propose ontogenic development relating the existing types of text is carried out. Progression and transversality are as well analysed. I identify some textual omissions concerning, particularly, the articulation between the descriptors of the three Cycles and programmatic items associated with them. A certain duplicity regarding the philosophical concept of language is pointed out; moreover, the interference of this ambiguity in disciplinary subjects is evaluated. References are being given about genre/text-based programs applied in other educational systems which received positive international appraisal.por
dc.identifier.citationAvelar, A. (2011). Géneros discursivos e curricula. Revista Interacções,19(7),200-218.por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/536
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S12%20-%20Avelar.pdfpor
dc.subjectGénerospor
dc.subjectDesenvolvimento genológicopor
dc.subjectLínguapor
dc.subjectContextospor
dc.titleGéneros discursivos e curriculapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage218p.por
oaire.citation.startPage200p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S12 - Avelar.pdf
Size:
310.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: