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Perda Fetal: as vivências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | |
dc.contributor.advisor | Palma, Sara | |
dc.contributor.author | Miranda. Cátia | |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T12:55:46Z | |
dc.date.available | 2025-07-02T12:55:46Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description | Relatorio de estagio apresentado para obtenção do grau de Mestre em enfermagem de Saude Materna e Obstetrica | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio descreve e reflete o processo de aprendizagem na aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e de Grau Académico de Mestre. O referencial teórico que orientou os cuidados foi a Teoria do Cuidar de Kristen Swanson (1991). De modo a assegurar uma prática baseada na evidência, foi realizada uma revisão da literatura, segundo a metodologia do Instituto Joanna Briggs, que desse resposta à questão: “Quais as vivências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica no cuidado à mulher após uma perda fetal?”. Foram também recolhido testemunhos, através de uma entrevista semiestruturada, de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna em contexto de Bloco de Partos sobre as suas vivências realativamente à perda fetal. Os resultados obtidos através da Scoping Review e da entrevista vieram ilustrar como os profissionais se sentem perante a perda fetal, qual o impacto dos cuidados prestados à mulher/família após a perda neste grupo profissional e como os própios reconhecem lacunas no atendimento efetuado. A promoção de uma prática baseada na evidência, acarreta benefícios para as mulheres/família e para os profissionais. | por |
dc.description.abstract | This internship report describes and reflects the learning process in the acquisition and development of common and specific skills of the Nurse-Midwives and Master's Degree. The theoretical framework that guided care was Kristen Swanson's Theory of Caring (1991). In order to ensure an evidence-based practice, a literature review was carried out, according to the methodology of the Joanna Briggs Institute, and which provided an answer to the question: “What are the experiences of the Nurse-Midwives in the care of women after a fetal loss?”. Testimonies were also collected through a semi-structured interview from Nurse-Midwives in the context of a Birth Unit about their experiences regarding fetal loss. The results obtained through the Scoping Review and the interview illustrated how professionals feel about fetal loss, the impact of care provided to women/family after the loss on professionals and how professional themselves recognize gaps in the care provided. Promoting a practice based on evidence brings benefits to women/families and professionals. | eng |
dc.identifier.citation | Miranda, C. (2024). Perda Fetal: as vivências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Santarem. Escola Superior de saude. ( Dissertação de Mestrado) | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5810 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Perda fetal | |
dc.title | Perda Fetal: as vivências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica | por |
dc.type | text | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Perda Fetal: as vivências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 |