Publication
Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
dc.contributor.author | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Simão, Ana | |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T23:44:09Z | |
dc.date.available | 2023-02-08T23:44:09Z | |
dc.date.issued | 2011-07 | |
dc.description.abstract | Promover precocemente competências de auto-regulação das aprendizagens com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. O projecto de investigação delineado tem como alvo crianças na Educação Pré escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5-7 anos) e enquadra-se no desenvolvimento profissional de educadores e professores. Neste artigo, argumenta-se a necessidade de promover a reflexão sobre a acção docente em contexto da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de auto regulação da aprendizagem. Apresenta-se o planeamento estratégico da construção, utilização e validação de um instrumento formativo a concretizar em colaboração com educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico e outros profissionais relacionados com esta temática reconhecidos pela comunidade científica. A finalidade é a de apoiar os docentes na reflexão, identificação e avaliação das suas abordagens educativas a fim de as ajustarem às necessidades das crianças e ao desenvolvimento de processos auto-regulatórios. Estes constituem-se como estratégias de suporte e proporcionam oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento da autonomia nas crianças. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Piscalho, I. & Simão,A. ( 2011-jul.).Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto [Paper presentation]. Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. https://hdl.handle.net/1822/25327 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8525-02-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4298 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://hdl.handle.net/1822/25327 | pt_PT |
dc.subject | auto-regulação da aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | transição escolar | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.title | Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia | pt_PT |
person.familyName | Piscalho | |
person.familyName | Veiga Simão | |
person.givenName | Isabel | |
person.givenName | Ana Margarida | |
person.identifier.ciencia-id | 9516-A381-685C | |
person.identifier.ciencia-id | 3816-04FD-C6E5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2484-5775 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3652-5573 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 326ef310-39d5-4fd8-b1ce-28c14c24644a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 326ef310-39d5-4fd8-b1ce-28c14c24644a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Actas_Congresso_Iberico_Pedagogia_Para_a_Autonomia_2011.pdf
- Size:
- 227.72 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: