Repository logo
 
Publication

Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto

dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorSimão, Ana
dc.date.accessioned2023-02-08T23:44:09Z
dc.date.available2023-02-08T23:44:09Z
dc.date.issued2011-07
dc.description.abstractPromover precocemente competências de auto-regulação das aprendizagens com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. O projecto de investigação delineado tem como alvo crianças na Educação Pré escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5-7 anos) e enquadra-se no desenvolvimento profissional de educadores e professores. Neste artigo, argumenta-se a necessidade de promover a reflexão sobre a acção docente em contexto da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de auto regulação da aprendizagem. Apresenta-se o planeamento estratégico da construção, utilização e validação de um instrumento formativo a concretizar em colaboração com educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico e outros profissionais relacionados com esta temática reconhecidos pela comunidade científica. A finalidade é a de apoiar os docentes na reflexão, identificação e avaliação das suas abordagens educativas a fim de as ajustarem às necessidades das crianças e ao desenvolvimento de processos auto-regulatórios. Estes constituem-se como estratégias de suporte e proporcionam oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento da autonomia nas crianças.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPiscalho, I. & Simão,A. ( 2011-jul.).Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto [Paper presentation]. Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. https://hdl.handle.net/1822/25327pt_PT
dc.identifier.issn978-989-8525-02-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4298
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://hdl.handle.net/1822/25327pt_PT
dc.subjectauto-regulação da aprendizagempt_PT
dc.subjecttransição escolarpt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.titleAuto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contextopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage10pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleActas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomiapt_PT
person.familyNamePiscalho
person.familyNameVeiga Simão
person.givenNameIsabel
person.givenNameAna Margarida
person.identifier.ciencia-id9516-A381-685C
person.identifier.ciencia-id3816-04FD-C6E5
person.identifier.orcid0000-0002-2484-5775
person.identifier.orcid0000-0003-3652-5573
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9
relation.isAuthorOfPublication326ef310-39d5-4fd8-b1ce-28c14c24644a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery326ef310-39d5-4fd8-b1ce-28c14c24644a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Actas_Congresso_Iberico_Pedagogia_Para_a_Autonomia_2011.pdf
Size:
227.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: