Repository logo
 
Publication

Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube

dc.contributor.advisorTeixeira, Eduardo
dc.contributor.authorBorges, David Alexandre Ganhão
dc.date.accessioned2017-09-21T22:52:54Z
dc.date.available2017-09-21T22:52:54Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino Desportivopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho visa a elaboração de um relatório final de estágio, com vista a obtenção do grau de Mestre em Desporto, com especialização em Treino Desportivo. Este relatório aborda uma intervenção prática no Caldas Sport Clube na época de 2015/2016, onde foram desempenhadas as funções de treinador adjunto e treinador principal na Equipa de Juniores A (Sub-19) e Benjamins A (Sub-11), respetivamente, e está dividido em duas partes. A primeira dedicada à intervenção técnica no estágio e a segunda ao desenvolvimento de dois estudos técnico-científicos relacionados com o contexto de intervenção. Na primeira parte procuramos avaliar o contexto através da identificação da atividade, envolvimento, recursos e a equipa de intervenção. Concomitantemente, foram definidos os objetivos e as estratégias de intervenção adotadas no contexto de estágio para, posteriormente, serem analisadas e refletidas. Na segunda parte desenvolvemos a aplicação de dois estudos relacionados com o contexto de intervenção especificando-se os seus enquadramentos teóricos, metodologias, análise e discussão dos resultados e respetivas conclusões. O primeiro estudo teve como objetivo a utilização da taxonomia de Castelo (2009; 2014) para classificar os exercícios de treino, definindo posteriormente o microciclo padrão. Recorreu-se à análise das 144 unidades de treino dos Juniores A do Caldas Sport Clube. A metodologia utilizada foi a categorização no sistema de observação, efetuando depois uma análise estatística descritiva. Os resultados indicam que os métodos de treino mais utilizados são os métodos específicos de preparação. Os microciclos de treino quando o jogo é em casa ou fora são idênticos. O segundo estudo teve como objetivo construir e validar um Sistema de Observação em Competição da Primeira Fase de Construção do Processo Ofensivo, realizando posteriormente um estudo piloto, suportado por um software técnico de análise de jogo (VideObserver). A amostra foi constituída por 8 jogos dos Juniores A do Caldas Sport Clube, perfazendo 165 ações. A metodologia utilizada teve por base a Metodologia Observacional (Anguera & Mendo, 2013), sustentada na validação intra e interobservadores e a aplicação do estudo piloto. Os resultados indicam que o instrumento de observação é valido. Há uma maior tendência para o guarda-redes iniciar o processo ofensivo por reposição com o pé na zona 2. O jogador com mais intervenção é o defesa direito na zona 4. Ainda se verifica que mais de metade das ações decorrem com sucesso, isto é, a equipa entra em posse de bola no meio-campo ofensivo.pt_PT
dc.description.abstractThe present work aims at the elaboration of a final report of traineeship, with the objective of obtaining a Master's degree in Sport, with a specialization in Sports Training. This report approach a practical intervention at the Caldas Sport Club in the season 2015/2016 as assistant coach of "Juniores A" team (Under-19) and head coach of "Benjamins A" team (Under-11), and is divided into two parts. The first one dedicated to technical intervention at the traineeship, and the second one to the development of two technical-scientific studies related to the intervention context. In the first part, we evaluated the context with the identification of the activity, involvement, resources and the intervention team. Concomitantly, the intervention's objectives and strategies adopted in the traineeship's context were defined and posteriorly analyzed and reflected. In the second part we developed the application of two studies related to the intervention context, specifying their theoretical frameworks, methodologies, analysis and discussion of the results and their conclusions. The first study had as objective the use of Castelo's taxonomy (2009; 2014) to classify the training exercises and define the standard microcycle. Were analyzed 144 training sessions about "Juniores A" Caldas Sport Clube Team. The methodology used was categorization in the observation system, after which was performed a descriptive statistical analysis. The results indicate that the most used training methods are the specific preparation methods. The training microcycles when the game is at home or away are identical. The second study aimed to construct and validate an Observation System in Competition of the Construction's First Phase of the Offensive Process, and carried out a pilot study later, supported by a technical game analysis software (VideObserver). The sample was consisted of 8 games of "Juniores A" Caldas Sport Clube Team, making 165 actions. The methodology used was based on the Observational Methodology (Anguera & Mendo, 2013), supported by intra and interobserver validation and the pilot study. The results indicate that the observation instrument is valid. There is a greater tendency for the goalkeeper to start the offensive process by replaced with foot in zone 2. he player with the most intervention is the right defender in zone 4. It is still seen that in more than half of the actions the team get in ball's possession in the offensive midfield.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação:pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201727587
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1911
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectfutebolpt_PT
dc.subjectmétodos de treinopt_PT
dc.subjectmodelo de jogopt_PT
dc.subjectobservação e análisept_PT
dc.subjectsistema de observaçãopt_PT
dc.subjectfootballpt_PT
dc.subjectgame modelpt_PT
dc.subjecttraining methodspt_PT
dc.subjectobservation and analysispt_PT
dc.subjectobserving systempt_PT
dc.titlePlanear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clubept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Desporto de Rio Maiorpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio - David Borges - Mestrado em Desporto.pdf
Size:
10.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: