Repository logo
 
Publication

A criança como agente autorregulador e cooperativo da sua aprendizagem em diferentes contextos

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorColaço, Susana
dc.contributor.authorCastelo, Mafalda Sofia Cordeiro
dc.contributor.editorOliveira
dc.date.accessioned2025-02-18T21:40:59Z
dc.date.available2025-02-18T21:40:59Z
dc.date.issued2025-01-30
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractNeste Relatório Final de Estágio, tenciono apresentar as experiências de aprendizagem, os desafios enfrentados, as atividades realizadas e as vivências adquiridas ao longo dos estágios realizados em diversos contextos: creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disso, o relatório inclui uma componente investigativa sobre o tema “A criança como agente cooperativo e autorregulador da sua aprendizagem em diferentes contextos”, proporcionando uma análise dos processos de autorregulação e corregulação da aprendizagem e colaboração. Diante da importância crescente da autonomia e da interação social na educação, o estudo contribui para a compreensão da forma como as crianças desenvolvem competências de autorregulação. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas observações e entrevistas com crianças, professoras e uma educadora. Este estudo oferece valiosas perceções sobre práticas pedagógicas, sugerindo que a relação entre autonomia e colaboração pode ser incentivada para promover a aprendizagem ativa e autorreguladora. Os resultados mostram que crianças conseguem desenvolver estratégias de autorregulação mais eficazes quando motivadas nas atividades e envolvidas em práticas colaborativas.por
dc.description.abstractIn this Final Internship Report, I aim to present the learning experiences, the challenges faced, the activities carried out, and the experiences gained throughout the internships in various contexts: nursery, preschool, and Primary School. In addition, the report includes an investigative component on the theme 'The child as a cooperative and self-regulatory agent of their learning in different contexts,' providing a detailed analysis of the processes of self-regulation, co-regulation, learning, and collaboration. Given the growing importance of autonomy and social interaction in education, the study contributes to the understanding of how children develop self-regulation skills. Using a qualitative approach, observations and interviews were conducted with children, teachers, and an educator. This study offers valuable insights into pedagogical practices, suggesting that the correlation between autonomy and collaboration can be encouraged to promote active and self-regulated learning. The results show that children are able to develop more effective self-regulation strategies when motivated by activities and involved in collaborative practices.eng
dc.identifier.other203884981
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5707
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectautorregulação
dc.subjectcorregulação
dc.subjectcolaboração
dc.subjectautonomia
dc.subjectaprendizagem
dc.subjectself-regulation
dc.subjectco-regulacion
dc.subjectcollaboration
dc.subjectautonomy
dc.subjectlearning
dc.titleA criança como agente autorregulador e cooperativo da sua aprendizagem em diferentes contextospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio_Estágio_MEPE1CEB_Mafalda_ Castelo.pdf
Size:
2.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: