Repository logo
 
Publication

Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: formação inclusiva no ensino superior

dc.contributor.authorBarbas, Maria Potes
dc.contributor.authorMatos, Pedro
dc.contributor.authorNovo, Cristina
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.contributor.authorLopes, Nádia
dc.contributor.authorJosé, Mário
dc.date.accessioned2020-11-16T14:57:08Z
dc.date.available2020-11-16T14:57:08Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEntender o termo “inclusão” é um desafio da atualidade. A sociedade contemporânea assume uma diversidade de definições de forma a clarificar os vários aspetos que constituem este domínio. Isto, na tentativa de corresponder à globalidade que o conceito de inclusão acarreta. No entanto, aplicar “inclusão” num contexto real e de forma efetiva, especificamente, inclusão social e digital para estudantes com dificuldades intelectuais, é um verdadeiro desafio pois, além de obrigar a uma mudança de paradigma no contexto em que a experiência se insere, acresce um sentido de responsabilidade e de adaptabilidade nas instituições e nos recursos humanos que nelas desempenham a sua profissão. Neste caso, trata-se da criação de um modelo único em Portugal de formação no ensino superior, para capacitar estudantes com dificuldades intelectuais que queiram prosseguir os seus estudos, melhorar as suas competências sociais, profissionais e digitais e, acima de tudo, potenciar em si um conjunto de competências, atitudes e comportamentos essenciais para a sua inclusão social e laboral no mercado de trabalho. Mais se acrescenta que este modelo só é possível com a junção da educação formal e académica à componente não-formal e da educação informal de cada estudante. Queremos com isto dizer que é preciso garantir que este modelo de formação seja totalmente adaptado às necessidades sociais, pedagógicas e emocionais de cada estudante, sendo fundamental situar e compreender a importância de dois agentes envolvidos neste processo: (i) as famílias, que são o ponto de partida para a motivação deste público-alvo e (ii) os voluntários, que são desde stakeholders, técnicos a formadores e outros estudantes.pt_PT
dc.description.abstractUnderstanding the term “inclusion” is a challenge today. Contemporary society assumes a diversity of definitions in order to clarify the various aspects that constitute this domain. This, in an attempt to correspond to the globality that the concept of inclusion entails. However, applying “inclusion” in a real context and effectively, specifically, social and digital inclusion for students with intellectual difficulties, is a real challenge, because in addition to forcing a paradigm shift in the context where the experience is inserted, it adds a sense of responsibility and adaptability in the institutions and human resources that perform their profession in them. In this case, it is about the creation of a unique model in Portugal of training in Higher Education, to train students with intellectual difficulties who want to continue their studies, improve their social, professional and digital skills and, above all, enhance a set of skills, attitudes and behaviours essential for their social and labour inclusion in the labour market. It is further added that this model is only possible with the addition of formal and academic education to the non-formal and informal education component of each student. This means that it is necessary to ensure that this training model is fully adapted to the social, pedagogical and emotional needs of each student, and it is essential to situate and understand the importance of two agents involved in this process: (i) families, who are the starting point for the motivation of this target audience and (ii) volunteers, who are from stakeholders, technicians to trainers and other students..pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarbas, M., Lopes, N., Matos, P., Novo, C., Luís & José, M (2020). Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: formação inclusiva no ensino superior. Plano Nacional de Leitura 2027pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3095
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherPlano Nacional de Leitura 2027pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.pnl2027.gov.pt/np4/entreler/ldmrentreler.htmlpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectliteracia digitalpt_PT
dc.subjectinclusão socialpt_PT
dc.subjectinclusão digitalpt_PT
dc.subjectformaçãopt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.titleLiteracia Digital para o Mercado de Trabalho: formação inclusiva no ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.startPage10pt_PT
oaire.citation.titleEntrelerpt_PT
person.familyNameda Costa Potes Franco Barroso Santa Clara Barbas
person.familyNameLuís
person.givenNameMaria
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-id0618-068A-FDB4
person.identifier.ciencia-idFE1B-828C-2A6D
person.identifier.orcid0000-0001-8598-1650
person.identifier.orcid0000-0002-6947-2597
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication345e7bdc-ea0a-4f93-acdd-4ab56f7085e6
relation.isAuthorOfPublication4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
maria_entreler.pdf
Size:
6.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format