Repository logo
 
Publication

As visitas de estudo como práticas educativas de futuros educadores ambientais – o caso de Parque Ambiental de Santa Margarida

dc.contributor.authorNab, Abalanteia
dc.contributor.authorNunes, Andreia
dc.contributor.authorRamos, José
dc.contributor.authorCafé, Magda
dc.contributor.authorSantos, Margarida
dc.contributor.authorClaudino, Maria Beatriz
dc.contributor.authorBaeta, Tânia
dc.contributor.authorSousa, Vítor
dc.contributor.authorCamacho, George
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2023-01-08T21:09:49Z
dc.date.available2023-01-08T21:09:49Z
dc.date.issued2022-03
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Pedago-gia da Educação Ambiental (do 3.º ano) do curso de Licenciatura em Educa-ção Ambiental e Turismo de Natureza e resulta da implementação e análise de uma visita de estudo realizada ao Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância. A atividade foi planeada de acordo com os momentos de pré-visita, visita e pós-visita. A escolha desta abordagem didática, na formação de futuros educadores ambientais, decorre do seu potencial na sensibilização para a importância da biodiversidade, preservação dos ecossistemas e recolha de dados. Teve por objetivos: promover conhecimentos científicos (relacionados com a ecoteca, espécies vegetais e animais), atitudes (curiosidade, respeito pelos outros e pela natureza e envolvimento nas tarefas), raciocínio (formula-ção de questões pertinentes, analisar e interpretar informações), comunicação e planear uma visita de estudo. Na fase de pré-visita, as informações recolhi-das sobre o local a visitar permitiram, a cada grupo de trabalho, elaborar um questionário no Google Forms. Durante a visita, cada participante tinha que responder ao questionário de cada grupo, com o objetivo de registar as obser-vações e as informações obtidas durante o percurso guiado pelos técnicos do local. No pós-visita, os estudantes analisaram as respostas dos questionários e procederam à elaboração de um póster de divulgação para ser apresentado num encontro. Com este trabalho foi possível compreender melhor como pla-near e dinamizar uma visita de estudo. O contacto com o contexto real facilita a compreensão dos fenómenos em estudo, desperta a curiosidade e permite um maior envolvimento dos aprendentes, evidenciados através das questões que foram sendo colocadas aos técnicos do parque. As respostas dadas aos questi-onários permitiram aferir que foram realizadas aprendizagens sobre o local, tais como: conhecer algumas plantas aromáticas e medicinais do parque e o ciclo de vida das borboletas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54983-6-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4232
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém - UI_IPSpt_PT
dc.subjecteducadores ambientaispt_PT
dc.subjectpráticas de educação ambientalpt_PT
dc.subjectParque Ambiental de Santa Margaridapt_PT
dc.subjectvisita de estudopt_PT
dc.titleAs visitas de estudo como práticas educativas de futuros educadores ambientais – o caso de Parque Ambiental de Santa Margaridapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleEncontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
person.familyNameLinhares
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Póster_Final PASM_GpAndreia Nunes.pdf
Size:
579.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Livro de Resumos iemc-2022 65_PASM.pdf
Size:
209.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: