Publication
E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico - Estratégia de promoção e certificação de competências
dc.contributor.author | Marques, Cidália | |
dc.contributor.author | Reis, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2012-08-21T15:24:43Z | |
dc.date.available | 2012-08-21T15:24:43Z | |
dc.date.issued | 2009-11 | |
dc.description.abstract | Este texto foi originado de uma pesquisa que tem como objeto o Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Escolhemos um importante aspecto pra observar: a interação, destacada no projeto político-pedagógico do curso. Analisamos as respostas de trezentos e trinta alunos do curso ao instrumento de avaliação institucional do ano de 2007, apresentado pela Fundação CECIERJ, que administra os cursos do Consórcio CEDERJ, em seu web site. Construímos, através desta análise, um conceito de interação com o outro no ciberespaço do curso, destacando os seus aspectos positivos e negativos. Discutimos ainda idéias de formação continuada, sociedade da informação e comunicação ou sociedade do conhecimento e o sentido que as tecnologias da informação e comunicação têm para o nosso contexto social, entendendo-as a partir de uma concepção de uso histórico-social. Verificamos seis enfoques diferentes para a interação: como forma de comunicação, como socialização, como cooperação ou colaboração, como maneira de otimizar a aprendizagem, como antagonismo, contradição e como hegemonia resultante de competição. Essas reflexões sobre a construção do conceito de outro através da interação são necessárias para definir o paradigma de formação humana que serve de base a cursos como esse. | por |
dc.identifier.citation | Marques,C. & Reis, P. (2009). E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico - Estratégia de promoção e certificação de competências. Educação, Formação e Tecnologias, 2(2),58- 66. Disponível em http://eft.educom.pt./index.php/eft/article/view/73/69 | por |
dc.identifier.issn | 1646‐933X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/692 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Telemática Educativa - EDUCOM | por |
dc.relation.publisherversion | http://eft.educom.pt./index.php/eft/article/view/73/69 | por |
dc.subject | Educação a Distância | por |
dc.subject | formação humana | por |
dc.subject | interação | por |
dc.title | E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico - Estratégia de promoção e certificação de competências | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 66p. | por |
oaire.citation.startPage | 58p. | por |
oaire.citation.title | Educação, Formação e Tecnologias | por |
oaire.citation.volume | 2 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- E-Portefolios-no-1º-Ciclo-do-Ensino-Basico-–-Estrategia-de-promocao-e-certificacao-de-compet.pdf
- Size:
- 91.89 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: