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Authors
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Abstract(s)
Este texto foi originado de uma pesquisa que tem como objeto o Curso de
Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (UERJ). Escolhemos um importante aspecto pra observar: a interação,
destacada no projeto político-pedagógico do curso. Analisamos as respostas de
trezentos e trinta alunos do curso ao instrumento de avaliação institucional do ano de
2007, apresentado pela Fundação CECIERJ, que administra os cursos do Consórcio
CEDERJ, em seu web site. Construímos, através desta análise, um conceito de
interação com o outro no ciberespaço do curso, destacando os seus aspectos
positivos e negativos. Discutimos ainda idéias de formação continuada, sociedade
da informação e comunicação ou sociedade do conhecimento e o sentido que as
tecnologias da informação e comunicação têm para o nosso contexto social,
entendendo-as a partir de uma concepção de uso histórico-social. Verificamos seis
enfoques diferentes para a interação: como forma de comunicação, como
socialização, como cooperação ou colaboração, como maneira de otimizar a
aprendizagem, como antagonismo, contradição e como hegemonia resultante de
competição. Essas reflexões sobre a construção do conceito de outro através da
interação são necessárias para definir o paradigma de formação humana que serve de
base a cursos como esse.
Description
Keywords
Educação a Distância formação humana interação
Citation
Marques,C. & Reis, P. (2009). E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico - Estratégia de promoção e certificação de competências. Educação, Formação e Tecnologias, 2(2),58- 66. Disponível em http://eft.educom.pt./index.php/eft/article/view/73/69
Publisher
Associação Portuguesa de Telemática Educativa - EDUCOM