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- Técnicas de recolha de dados em investigação qualitativaPublication . Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria do Rosário; Loureiro, Ana; Barbosa, Isabel; Antunes, PaulaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão a provocar alterações importantes na sociedade, em particular no modo como comunicamos, consultamos informação e a recolhemos. E na investigação qualitativa, haverá alterações provocadas pelas TIC? Esta pergunta orientou o presente artigo de revisão bibliográfica onde se concluiu que não havendo alterações significativas na forma das investigações, as TIC contribuem para facilitar a recolha e o tratamento de informação e aumentar o potencial universo de participantes.
- E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico - Estratégia de promoção e certificação de competênciasPublication . Marques, Cidália; Reis, PedroEste texto foi originado de uma pesquisa que tem como objeto o Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Escolhemos um importante aspecto pra observar: a interação, destacada no projeto político-pedagógico do curso. Analisamos as respostas de trezentos e trinta alunos do curso ao instrumento de avaliação institucional do ano de 2007, apresentado pela Fundação CECIERJ, que administra os cursos do Consórcio CEDERJ, em seu web site. Construímos, através desta análise, um conceito de interação com o outro no ciberespaço do curso, destacando os seus aspectos positivos e negativos. Discutimos ainda idéias de formação continuada, sociedade da informação e comunicação ou sociedade do conhecimento e o sentido que as tecnologias da informação e comunicação têm para o nosso contexto social, entendendo-as a partir de uma concepção de uso histórico-social. Verificamos seis enfoques diferentes para a interação: como forma de comunicação, como socialização, como cooperação ou colaboração, como maneira de otimizar a aprendizagem, como antagonismo, contradição e como hegemonia resultante de competição. Essas reflexões sobre a construção do conceito de outro através da interação são necessárias para definir o paradigma de formação humana que serve de base a cursos como esse.
- Prestação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008Publication . Silva, A.Introdução: O valor desporto de rendimento de cada nação é aferido, entre outros acontecimentos, no maior evento desportivo, os Jogos Olímpicos. O objectivo do artigo é avaliar a prestação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 no plano desportivo e financeiro e comparar com a prestação obtida nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Metodologia: A metodologia adoptada no estudo consiste na recolha de informação de várias fontes documentais. Resultados: Os três objectivos desportivos fixados para Portugal nos Jogos Olímpico de Pequim 2008, não foram atingidos. O desempenho desportivo de Portugal traduzido no número de medalhas e de diplomas teve um nível inferior em Pequim 2008 do que em Atenas 2004. Para a execução do Projecto Pequim 2008 foi concedido ao Comité Olímpico de Portugal uma verba 12.142.876€, mas o montante afectado às federações desportivas destinado à preparação dos praticantes desportivos e às bolsas, foi inferior em 154.241€, ao correspondente no Projecto Atenas 2004. No período de 12 anos (Atlanta 1996 – Pequim 2008) os meios financeiros aplicados na preparação olímpica aumentaram em 100%, não tendo os resultados desportivos acompanhado com qualquer crescimento. - Introduction: The value at the top level sport of each nation is checked, among other events, in the largest sport event, the Olympic Games. The propose of the study is to evaluate the performance of Portugal in the Olympic Games Beijing 2008 in the sport and financial level and to compare with the performance obtained in the Olympic Games of Athena 2004. Methodology: The methodology use in the study consists in the it collects of information of several documental sources. Results: The three sport goals fastened for Portugal in the Beijing 2008 Olympic Games, they were not reached. The sport performance of Portugal translated in the number of medals and of graduate classifications he had an inferior level in Beijing 2008 than in Athena 2004. For the execution of Project Beijing 2008 was granted to Olympic Committee of Portugal a budget 12.142.876€, but the amount affected to the sport federations destined to the sport preparation and the bags, it was inferior in 154.241€, to the correspondent in Project Athena 2004. In the period of 12 years (Atlanta 1996 - Beijing 2008) the applied financial means in the olympic preparation increased in 100%, doesn’t tend the sport results accompanied with any growth.
- Cuidados de enfermagem em cuidados continuados: cada caso é um casoPublication . Gina, MarquesNesta investigação estudámos as assimetrias nas interacções enfermeiro-utente no âmbito dos cuidados de saúde, através de uma estrutura teórica organizada em torno da sociologia da acção, enquanto entendimento da actividade social como um produto da actividade humana. Quisemos analisar a prática quotidiana dos cuidados de enfermagem com o intuito de compreender o processo de cuidados a partir da experiência e do significado subjectivo dos enfermeiros. As questões de partida: As assimetrias veiculadas nas interacções no âmbito dos cuidados de saúde são produtoras de desigualdades sociais? Como é que o enfermeiro gere os processos de saúde, doença no processo de cuidados considerando a existência de assimetria na interacção? Definimos como objectivos: Compreender se as assimetrias nas interacções entre o enfermeiro e o utente em Cuidados Continuados são produtoras de desigualdades sociais; Compreender de que forma o enfermeiro usa o poder no processo dos cuidados de saúde em cuidados continuados. Para observação e análise do fenómeno, seleccionámos um contexto de cuidados continuados integrados, por aí se produzirem relações sociais complexas estabelecidas entre actores mediadas pelas normas orientadoras e a apropriação de significado feita por cada enfermeiro em interacção com os utentes. Este estudo é de caris qualitativo e descritivo. Os dados foram produzidos com recurso à entrevista semi-estruturada submetendo-se o corpus produzido, à análise de conteúdo temática e estrutural que permitiu a observação de regularidades sociais operacionalizadas em características na acção do enfermeiro, cujo conteúdo foi organizado em torno de dois eixos de análise, um por referência à modalidade da acção e outra por referência ao estatuto do utente na acção do enfermeiro. Como principais conclusões destacamos: Pela intersecção do conjunto de características da modalidade de acção: “a prática nunca é a mesma” com o “estatuto singular do utente” as mesmas apontam para características na actuação do enfermeiro que possibilita a edificação de relações que embora sejam assimétricas, afastam a possibilidade da ocorrência de uma desigualdade com princípio nas interacções com os utentes no processo de cuidados em contexto de cuidados continuados. As características do poder afecto a tais características, sugerem que o conhecimento do enfermeiro é parte essencial do seu reconhecimento profissional, mas esse mesmo conhecimento não lhe confere poderes especiais sobre os utentes, antes o seu conhecimento de especialista é de saber-fazer para se adaptar à singularidade de cada situação. Também pela intersecção das características da modalidade de intervenção: “a prática é sempre a mesma” com o “estatuto indiferenciado do utente” compreende-se que a inércia, a certeza, a imposição na acção do enfermeiro potencia a assimetria e a distância social na relação com os utentes; o estatuto passivo do utente no seu processo de cuidados destitui-o de poder e submisso ao enfermeiro. Tais características potenciam as assimetrias de poder tidas como desnecessárias no âmbito dos cuidados de saúde e a um nível ainda que restrito, não deixa de ser possível que sejam objectivadas desigualdades sociais, nas interacções condicionadas pelas características da acção do enfermeiro baseadas na desigualdade da posição do utente na equipa de saúde.In this investigation we tried to study the asymmetries in the interactions between nurse-patient in the scope of the health care, through a theory structure organized within the sociology of action of social activity understanding as a product of human activity. We wanted to analyze and understand the daily practice of nursing care giving within the process of care from the experience and subjective meaning of nurses. Initial questions: Are the asymmetries expressed in the interactions in the scope of heath care producers of social inequalities? How does the nurse manage health processes, disease within the care process taking into consideration the existence of asymmetry in the care? Our objectives: To understand if the asymmetries in the interactions between nurse-patient in Continuous Care produce social inequalities; To understand the way the nurse uses power in the process of health care in continuous care. For the observation and analysis of the phenomenon, we selected an integrated continuous care context, because there are produced complex social relationships established between actors, mediated by guiding norms and the appropriation of meaning by each nurse who interacts with the patients. We considered this qualitative and descriptive study, for the production of data we use the semi-structured interview and for the analysis of the corpus produced, the analysis of content thematic and structural that allowed the observation of social regularities operated in the characteristics of the nurse´s action, which content was organized around two axis of analysis, one by reference to the modality of action and the other by reference to the status of the patient in the nurse’s action. As main conclusions we highlight: Through the intersection of the set of characteristics of the modality of action: “the practice is never the same” with “the singular status of the patient” the same point to characteristics in the nurse performance, which enable the edification of relationships despite being asymmetrical, keep off the possibility of occurring an inequality based on the interactions with patients within the process of care in the context of continuous care. The characteristics of the power inherent to those characteristics, suggest that the knowledge of the nurse is an essential part of his professional recognition, but that knowledge does not coffer to him special powers on the patients, in fact his specialist knowledge is the know how to adapt to the singularities of each situation. Through the intersection of the characteristics of the modality of intervention: “the practice is always the same” with “the undifferentiated status of the patient” we understand that the inertia, the certainty, the imposition in the nurse’s action potentiate the asymmetry and social distance in the relationship with the patients; the passive status of the patient in his care process dismisses him from power and submitted to the nurse. Such characteristics potentiate the asymmetries of power seen as unnecessary in the scope of health care and in a level yet restricted, it is possible that they are embodied social inequalities, in the interactions conditioned by the characteristics of the nurse’s action based on the inequality of the position of the patient in the health team.