Repository logo
 
Publication

A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorTagarro, Marta
dc.contributor.authorFerreira, Joana Alves
dc.date.accessioned2021-11-30T15:10:06Z
dc.date.available2021-11-30T15:10:06Z
dc.date.issued2021-09-08
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio foi elaborado com objetivo na obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), é um relatório de caracter informativo e investigativo, na medida em que apresenta primeiramente as práticas realizadas no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em quatro contextos: creche, jardim de infância, 2.º ano do 1.º CEB e 3.º ano do 1.º CEB. A segunda parte assenta na investigação realizada tendo como tema “A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo que a mesma é de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, possuindo como instrumentos de recolha de dados, entrevistas semi estruturadas a três educadoras de infância e a duas docentes, inquéritos realizados às crianças mais velhas de jardim de infância e a crianças de 3º e 4º ano de escolaridade. Os resultados obtidos com esta investigação demonstram que crianças motivadas revelam aprendizagens mais significativas, que os interesses potenciam a motivação, que é importante os docentes encontrarem estratégias e que utilizem recursos que sejam do interesse e do gosto do seu grupo de crianças, para que as mesmas consigam focar a sua atenção e que posteriormente realizem as tarefas com gosto e vontade em aprender. Apresenta os fatores que influenciam a motivação, segundo a perspetiva das educadoras e docentes, reflete sobre o papel dos docentes na promoção da motivação nas crianças e sobre a forma como ambiente e a organização da sala promovem a motivação.pt_PT
dc.description.abstractThe final internship report was prepared with the purpose of obtaining a Master’s Degree in Pre-School Education and Elementary School Education. It is a report of informative and investigative nature that presents primarily practices carried out within the scope of the Supervised Teaching Practices within the curriculum in four contexts: Nursery, Kindergarten, 2nd year of 1st CEB, and 3rd year of 1st CEB. The second part is based on research focused on the theme of “ The influence motivation has on the teachings of children in Pre-School and Elementary School” with the understanding that it is of mixed nature as it presents qualitative and quantitative methodologies which includes as instruments of data collection: semi-structured interviews with three Kindergarten educators and two Elementary School teachers, and surveys collected from older kindergarten children and children in the 3rd and 4th grade. The results obtained in the research and investigation demonstrate that motivated children reveal more significant learning, that the interests enhance motivation, that it is important for teachers to identify strategies, and that they utilize resources that are of interest to its group of children, so that they can focus their attention to subsequently carry out the tasks with pleasure and willingness to learn. To present the factors that influence motivation, from the perspective of the educators and teachers, reflects on the role of the teachers in promoting motivation in the children as well as on the environment and on the organization of the classroom to promote motivation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202775640
dc.identifier.tid202775640
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3757
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectinteressespt_PT
dc.subjectmotivação intrínsecapt_PT
dc.subjectmotivação extrínsecapt_PT
dc.subjectaprendizagenspt_PT
dc.subjectensino-aprendizagem.pt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectinterestspt_PT
dc.subjectintrinsic motivationpt_PT
dc.subjectextrinsic motivationpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectteaching-learningpt_PT
dc.titleA influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio Joana Alves Ferreira.pdf
Size:
9.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format