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Authors
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Abstract(s)
A pesquisa a seguir verifica as possíveis contribuições do ensino da Informática na melhoria do senso crítico, empoderamento intelectual e incentivo à pesquisa em um grupo de
mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em processo de Alfabetização e Letramento em um curso
ministrado na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), no Campus Taguatinga Centro
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
Os alunos contidos na situação de alfabetização e letramento dentro do contexto de
Educação de Jovens e Adultos são dois públicos especiais e muito carentes que necessitam de
um olhar diferenciado do pesquisador tanto na abordagem e apoio na solução de problemáticas quanto na busca incessante de melhorias nesses dois contextos.
O tema proposto possui certa relevância nacional, pois o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) faz parte das ações do Governo Federal relacionadas à Educação. Existem
inúmeros pesquisadores investigando essa modalidade de Ensino, no intuito de aprimorar os
resultados das políticas públicas e favorecer ainda mais o atendimento para esse público.
Além disso, o acesso ao mundo do trabalho, à promoção da cidadania, à autonomia e
ao pensamento crítico e à iniciação científica são os pressupostos oficiais para atingir a educação integral, que está em fase de implantação em todo o território brasileiro e está sendo
tratada com prioridade pelo Governo Federal. O escopo do tema é investigar possíveis contribuições da disciplina informática no tocante ao incentivo à pesquisa, ao empoderamento ou à autonomia intelectual, e à promoção
do pensamento crítico nos alunos do EJA em fase de alfabetização e letramento.
O objetivo geral desta pesquisa é investigar a possível contribuição dos conceitos básicos de informática para a promoção do pensamento crítico, autonomia intelectual e incentivo
à pesquisa nas turmas do EJA em fase de alfabetização e letramento.
Description
Keywords
pensamento crítico EJA literacia digital informática capacitação autonomia intelectual
Citation
Melo, A. & Loureiro, A. (2017).A busca pelo pensamento crítico, incentivo à pesquisa e empoderamento: contribuições da disciplina de informática na formação de jovens e adultos. In Silva, M. & Dias, P. (Ed.), Estudos em Educação Social - Suas Aplicações na Educação Profissional (pp. 107-119). Editora IFB. ISBN: 978-85-64124-50-9.