Publication
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura?
dc.contributor.author | Maia e Carmo, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T23:56:54Z | |
dc.date.available | 2019-01-09T23:56:54Z | |
dc.date.issued | 2018-11 | |
dc.description.abstract | O presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015). Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Maia e Carmo, Teresa (2018). Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? in Mátria Ano VI, Número VI, Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-1467 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2405 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Ferrão | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://matriadigital.cm-santarem.pt/images/numero6/maia%20carmo.pdf | pt_PT |
dc.subject | MOOC | pt_PT |
dc.subject | ensino superior | pt_PT |
dc.subject | 2.0 | pt_PT |
dc.subject | Europa 2020 | pt_PT |
dc.subject | agenda digital | pt_PT |
dc.subject | tecnologias educativas | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem ao longo da vida | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem baseada em TIC | pt_PT |
dc.subject | elearming | pt_PT |
dc.subject | competências digitais | pt_PT |
dc.subject | empregabilidade | pt_PT |
dc.title | Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.issue | Número VI | pt_PT |
oaire.citation.title | Mátria Digital | pt_PT |
oaire.citation.volume | Ano VI | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |