Publication
A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção da inclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Santos, Rita Alexandra Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T18:01:10Z | |
dc.date.available | 2023-01-31T18:01:10Z | |
dc.date.issued | 2023-01-18 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório dá conta do processo de desenvolvimento profissional, no âmbito da prática de ensino supervisionada, ao longo dos estágios realizados em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A partir de questões emergentes da prática desenvolve-se, também, um exercício investigativo sobre inclusão. Com o aparecimento da educação inclusiva o papel do docente e a forma como deve encarar a diversidade e superar os desafios educacionais com que se depara, diariamente, no desempenho da sua profissão, sofreu profundas alterações. O desenvolvimento de competências reflexivas no decorrer da formação inicial do educador/professor procura contribuir para dar respostas às situações que emergem no dia-a-dia, articulando-as com a teoria. Neste sentido, a conceção do presente relatório tem como principal objetivo indagar de que forma os estudantes em formação inicial do mestrado em Educação Pré-escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encaram o papel do docente reflexivo e como pode a reflexão promover a educação inclusiva e, consequentemente, a diferenciação pedagógica. Este estudo de natureza qualitativo usou como instrumento de recolha de dados um grupo focal com seis estudantes do mestrado em educação Pré-escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apontamos como principais resultados, a importância que os futuros educadores e professores atribuem ao desenvolvimento de competências crítico-reflexivas para a promoção da educação inclusiva, com a adoção intencional de pedagogias diferenciadas capazes de colmatar as dificuldades, valorizar as aptidões individuais e promover o sucesso escolar de todas as crianças. Deste estudo é possível, ainda, concluir que a reflexão crítica e partilhada potencia o desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros docentes. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report gives an account of the professional development process, within the scope of supervised teaching practice, throughout the internships carried out in nurseries, kindergartens and 1st Cycle of Basic Education. From issues emerging from practice, an investigative exercise on inclusion is also developed. With the emergence of inclusive education, the role of teachers and the way in which they must face diversity and overcome the educational challenges they face on a daily basis in their profession has undergone profound changes. The development of reflective skills during the initial education of the educator/teacher seeks to contribute to providing answers to situations that emerge in day to-day life, articulating them with theory. In this sense, the design of this report has as its main objective to inquire how students in initial training of the master's degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, face the role of the reflective teacher and how can the reflection be promoting inclusive education and, consequently, pedagogical differentiation. This qualitative study used as a data collection instrument a focus group with six students of the master's degree in pre-school education and teaching of the 1st Cycle of Basic Education. We point out as main results, the importance that future educators and teachers attach to the development of critical-reflective skills for the promotion of inclusive education, with the intentional adoption of differentiated pedagogies capable of overcoming difficulties, valuing individual aptitudes and promoting school success. of all children. From this study it is also possible to conclude that critical and shared reflection enhances the professional and personal development of future teachers. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 203201388 | |
dc.identifier.tid | 203201388 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4283 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | pedagogia diferenciada | pt_PT |
dc.subject | formação Inicial | pt_PT |
dc.subject | professor reflexivo | pt_PT |
dc.subject | reflexão | pt_PT |
dc.subject | inclusive education | pt_PT |
dc.subject | differentiated pedagogy | pt_PT |
dc.subject | initial education | pt_PT |
dc.subject | reflexive teacher | pt_PT |
dc.subject | reflection | pt_PT |
dc.title | A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção da inclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Estágio MEPE1CEB_Versão Final-Rita-Santos.pdf
- Size:
- 1.19 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: