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- A gestão de conflitos: uma estratégia de educação para a cidadaniaPublication . Guedes, Sofia Isabel Oliveira; Uva, MartaO presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte centra-se nos estágios desenvolvidos ao longo da prática de ensino supervisionada, evidenciando algumas das caraterísticas dos diferentes contextos, bem como as aprendizagens construtivas para a prática profissional. A segunda parte apresenta a componente investigativa, apresentando um estudo focado na gestão de conflitos como facilitador de Educação para a Cidadania. O estudo é de natureza qualitativa, decorrendo da investigação na própria prática desenvolvida no contexto de estágio de Pré Escolar e 1.º Ciclo. Os dados obtidos, através de seis entrevistas semiestruturadas aos docentes e de diálogos em grande grupo com quarenta e cinco crianças, foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam a inevitabilidade da gestão dos conflitos, em contexto educativo, contribui para as práticas de Educação para a Cidadania. Uma gestão de conflitos eficaz promove o desenvolvimento de competências ao exercício de uma cidadania plena, na qual o respeito pelo outro e a cooperação reinam.
- Educação para a cidadania ambiental no JI e 1.º CEB e a promoção de competências para o século XXIPublication . Pereira, Diana Sofia Carreira; Linhares, ElisabeteEste relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém contempla, uma primeira parte, a análise e reflexão das aprendizagens adquiridas e das práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios em Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB. A segunda parte consiste na componente investigativa que teve como objetivo compreender de que forma uma abordagem centrada na cidadania ambiental contribui para a promoção de competências do século XXI nas crianças do JI e do 1.º CEB em instituições/escolas da região de Santarém. O estudo de caso qualitativo envolveu crianças do JI e do 1.º CEB, profissionais de educação e as colegas de estágio. Os dados recolhidos através da observação participante, da análise documental e da entrevista evidenciaram as competências promovidas através das atividades de cidadania ambiental, as perceções das crianças acerca dos problemas ambientais, os comportamentos pró-ambientais desenvolvidos e as potencialidades e dificuldades associadas a estas atividades.
- A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção da inclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Rita Alexandra Silva; Piscalho, IsabelEste relatório dá conta do processo de desenvolvimento profissional, no âmbito da prática de ensino supervisionada, ao longo dos estágios realizados em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A partir de questões emergentes da prática desenvolve-se, também, um exercício investigativo sobre inclusão. Com o aparecimento da educação inclusiva o papel do docente e a forma como deve encarar a diversidade e superar os desafios educacionais com que se depara, diariamente, no desempenho da sua profissão, sofreu profundas alterações. O desenvolvimento de competências reflexivas no decorrer da formação inicial do educador/professor procura contribuir para dar respostas às situações que emergem no dia-a-dia, articulando-as com a teoria. Neste sentido, a conceção do presente relatório tem como principal objetivo indagar de que forma os estudantes em formação inicial do mestrado em Educação Pré-escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encaram o papel do docente reflexivo e como pode a reflexão promover a educação inclusiva e, consequentemente, a diferenciação pedagógica. Este estudo de natureza qualitativo usou como instrumento de recolha de dados um grupo focal com seis estudantes do mestrado em educação Pré-escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apontamos como principais resultados, a importância que os futuros educadores e professores atribuem ao desenvolvimento de competências crítico-reflexivas para a promoção da educação inclusiva, com a adoção intencional de pedagogias diferenciadas capazes de colmatar as dificuldades, valorizar as aptidões individuais e promover o sucesso escolar de todas as crianças. Deste estudo é possível, ainda, concluir que a reflexão crítica e partilhada potencia o desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros docentes.