Repository logo
 
Publication

A educação ambiental na Educação Pré-escolar e a exploração de histórias infantis

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorPires, Filipa Sofia Oliveira
dc.date.accessioned2017-08-14T10:09:17Z
dc.date.available2017-08-14T10:09:17Z
dc.date.issued2017-06-01
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractA Educação Ambiental na Educação Pré-escolar e a exploração de histórias infantis O presente relatório retrata o percurso percorrido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte consta uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada nos contextos de Creche e Jardim de Infância. Na segunda parte, é apresentada uma investigação acerca da Educação Ambiental no Pré-Escolar e a utilização das histórias infantis como um recurso promotor dessa prática. Com este estudo pretendeu-se conhecer as perceções de educadoras de infância em relação ao ambiente e compreender se as mesmas têm reflexo nas práticas adotadas. Procurou-se, ainda, conhecer o papel das histórias infantis na promoção de valores ambientais. Apesar das educadoras evidenciarem preocupações face ao ambiente (perceção ecocentrista) emergem ainda sinais de antropocentrismo. As histórias constituem um recurso com bastante potencial na promoção de valores ambientais desde que devidamente exploradas.pt_PT
dc.description.abstractEnvironmental Education in Preschool Education and the analysis of children’s stories This report describes the path taken in the Masters in Preschool Education held at the Higher Education School of Santarém. This work is organized in two parts. The first part presents a reflexive analysis of the activities developed during the Supervised Teaching Practice in a Nursery school and Kindergarten. In the second part presents an investigation about Environmental Education in Preschool and how children´s stories can be used as a resource that promotes this practice. This study aimed to know the perceptions of childhood educators towards the Environment and to understand if they have a reflection on the practices adopted. We also sought to know the role of children's stories in the promotion of environmental values. Although the educators show concern for the environment (ecocentrist perception) signs of anthropocentrism still emerge. Stories are a resource with too much potential in promoting environmental values if they are properly exploited.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201725002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1837
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjecteducação ambientalpt_PT
dc.subjectHistórias infantispt_PT
dc.subjectvalores ambientaispt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subjectenvironmental educationpt_PT
dc.subjectchildren’s storiespt_PT
dc.subjectenvironmental valuespt_PT
dc.titleA educação ambiental na Educação Pré-escolar e a exploração de histórias infantispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho final.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: